João Pessoa, 07 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
antecipação

Vereador cobra vacinação contra o H1N1 na Capital

Comentários: 0
publicado em 07/04/2016 às 14h35
atualizado em 07/04/2016 às 11h38

A campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 está programada para acontecer no período de 30 de abril a 20 de maio, segundo o Ministério da Saúde. Através de um requerimento aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quinta-feira (7), o vereador Zezinho Botafogo (PSB) pediu a antecipação desse calendário no município de João Pessoa.

A solicitação foi encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para que também interceda junto aos órgãos competentes e o município de João Pessoa antecipe esse enfrentamento. “A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) já fez esse apelo, e estamos também alertando o município de João Pessoa, para que se faça essa prevenção antecipadamente, acompanhando o que está sendo solicitado por outras cidades do País”, ressaltou Zezinho Botafogo.

O pedido é motivado devido a vários casos noticiados pela imprensa paraibana, inclusive com o falecimento, em Campina Grande, de uma estudante de 25 anos que estava internada no Hospital Regional daquela cidade em consequência da doença.

A gripe H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum, e a transmissão também ocorre da mesma forma. No entanto, a H1N1 ocasiona complicações de saúde muito mais graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

Em outro requerimento, o parlamentar solicitou à SMS a disponibilização de equipamentos de higienização, a exemplo de álcool em gel para as mãos, em órgãos públicos (secretarias municipais, escolas, creches, postos de saúde), visando à prevenção da gripe H1N1 entre servidores e munícipes.

Leia Também