João Pessoa, 23 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
manifestantes

Grupo pendura faixa em frente à casa de Teori Zavascki, no RS

Comentários: 0
publicado em 23/03/2016 às 11h14
atualizado em 23/03/2016 às 08h15
Faixa em apoio a Sérgio Moro foi pendurada em frente à casa de Teori (Foto: RBS TV/ Reprodução)

Um grupo de manifestantes colocou uma faixa com os dizeres “deixa o Moro trabalhar” em frente ao prédio onde mora o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, em Porto Alegre, na noite desta terça-feira (22). A mensagem foi retirada do local na manhã desta quarta-feira.

A manifestação ocorreu algumas horas após o ministro determinar que o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, envie para o STF as investigações da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Com a decisão de Zavascki, as investigações sobre Lula saem da alçada de Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal. A 24ª fase da operação, ocorrida em 4 de março, teve como alvo o ex-presidente, que foi conduzido coercitivamente (sem possibilidade de recusa) para prestar depoimento.

A investigação apura se Lula foi beneficiado no esquema de corrupção da Petrobras. Há suspeita, por exemplo, de que construtoras envolvidas no esquema prestaram favores ao ex-presidente na reforma de um sítio em Atibaia (SP) e de um tríplex em Guarujá (SP).

Decisão
A determinação de Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo, não derruba decisão da última sexta (18), do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a nomeação de Lula para o cargo de ministro da Casa Civil. Mas inviabiliza outra ordem de Gilmar Mendes que, na mesma decisão, havia determinado que as investigações sobre Lula ficariam com Moro.

Às 23h50 desta terça-feira, o G1 tentou acessar a página onde estavam disponíveis os áudios do ex-presidente, mas a página estava bloqueada.

G1

Leia Também