João Pessoa, 22 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BANDEIRA DA PAZ

“Vim enterrar os últimos vestígios da guerra fria” diz Obama em Havana

Comentários: 0
publicado em 22/03/2016 às 13h08
atualizado em 22/03/2016 às 10h10

No Grande Teatro de Havana, o presidente dos EUA, Barack Obama, levou ‘un saludo de paz’ para os cubanos, num discurso em que misturou palavras em inglês e espanhol, mas com uma mensagem clara: enterrar os últimos resquícios da Guerra Fria.

Apesar da proximidade geográfica entre os dois países, Obama disse que foi preciso viajar uma longa distância para que a primeira visita de um presidente americano em mais de 80 anos se concretizasse. O presidente americano ressaltou que embora haja pontos em comum, há muitas diferenças:

— Não podemos ignorar as diferenças. Cuba é o sistema de um partido; EUA são uma democracia multipartidária. Cuba é socialistas; os EUA são uma sociedade de mercado aberto.

O presidente americano ainda afirmou que o embargo prejudica o povo cubano, em vez de ajudá-lo. Ele afirmou que Cuba não pode ser definida porque é anti-EUA, assim como os Estados Unidos não podem ser definidos por políticas contra Cuba.

El futuro de Cuba tiene que estar en las manos del pueblo cubano — disse, em mais uma frase em espanhol, acrescentando mais tarde: — Todos somos americanos!

Obama ofereceu ainda condolências aos belgas pelos atentados que mataram dezenas de pessoas em Bruxelas.

O Globo

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas