João Pessoa, 10 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CRISE

Lula convoca reunião de emergência em São Paulo

Comentários: 0
publicado em 10/03/2016 às 14h22
Ex-presidente Lula

Depois de uma rodada de muitas conversas em Brasília nos últimos dois dias, Lula convocou uma reunião de emergência nesta quinta-feira (10) em São Paulo. Ele deve receber em um almoço lideranças do PT, inclusive pessoas com quem conversou em Brasília.

Segundo relatos, Lula deixou Brasília extremamente preocupado com os rumos do governo da presidente Dilma Rousseff e com sua própria situação. Apesar de ter negado a intenção de assumir um ministério, esse é um cenário ainda cogitado pelo ex-presidente.

Lula foi alertado que poderá ter mandado de prisão para ele em uma nova fase da Operação Lava Jato, que pode ser precipitada com os últimos acontecimentos e novas delações.

Petistas mais próximos do ex-presidente avaliam que Lula deveria ter uma função mais ampla como uma espécie “de chefe de governo”, assumindo a articulação política, incluindo até mesmo a política econômica. Mas a dúvida dos petistas é se Dilma teria capacidade de abrir mão desse espaço no governo para o ex-presidente.

Lula também deixou Brasília preocupado com o PMDB. Ele recebeu relatos de que até mesmo a ala do partido no Senado, considerada mais governista, já começa a dar sinais de abandonar o barco, deixando Dilma à própria sorte.

A assessoria de imprensa do Instituto Lula informa que o ex-presidente está na entidade e irá fazer uma reunião na tarde desta quinta, mas informou ao Blog que o encontro não é “emergencial”. Questionado sobre os participantes da reunião, a assessoria se negou a informar quem irá comparecer ao encontro. Limitou-se a dizer que, além de petistas, pessoas não filiadas ao PT também participariam da reunião.

Segundo um dos participantes, Lula convocou o encontro para discutir o agravamento da crise política. Esses participantes consideram normal que o instituto esteja tentando minimizar o caráter emergencial do encontro convocado às pressas.

G1

Leia Também