João Pessoa, 03 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PROTESTO

Piloto ucraniana presa na Rússia inicia greve de fome

Comentários: 0
publicado em 03/03/2016 às 12h51

A piloto da força aérea ucraniana Nadia Savchenko, para quem a procuradoria russa pede 23 anos de prisão pelo assassinato de dois jornalistas no leste separatista da Ucrânia, começou uma greve de fome e de sede, anunciou seu advogado.

“A procuradoria russa anunciou de repente o adiamento do julgamento para 9 de março e não deu a Nadia Savchenko o direito a uma última declaração”, afirmou.

“Em protesto, ela anunciou a partir de hoje uma greve de fome e de sede”, declarou à AFP um de seus advogados, Nikolai Polosov.

Um ano atrás, a piloto fez uma greve de fome por 84 dias.

Morte ou prisão perpétua
Savchenko, detida no início de julho na Rússia, segundo Moscou, é acusada do “assassinato premeditado” de dois jornalistas russos no leste da Ucrânia. Os ucranianos afirmam que os separatistas a capturaram e a entregaram aos russos.

A justiça russa afirma que a piloto comunicou o exército ucraniano a posição dos dois jornalistas, abatidos com um tiro de morteiro. Segundo os investigadores, poderá ser condenada à morte ou à prisão perpétua.

Sua prisão lhe rendeu uma grande popularidade na Ucrânia, onde foi eleita simbolicamente deputada nas legislativas de outubro, como líder de lista do partido Bakivchtchina (Pátria) da ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko.

G1

Leia Também