João Pessoa, 12 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Servidores vetam terceirizado na escolha de reitor da UFPB

Comentários: 0
publicado em 12/02/2016 às 16h31
atualizado em 12/02/2016 às 17h47

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (SINTESPB), em reunião realizada nesta sexta-feira (12), aprovou por maioria, 17 votos a sete, veto à participação dos empregados de empresa contratada para administrar o Hospital Universitário nas próximas eleições para reitor e vice-reitor da instituição. A defesa da participação dos terceirizados é capitaneada pela atual reitora, Margareth Formiga.

O SINTESPB argumenta que uma mudança substancial das regras eleitorais deve ser precedida de um amplo diálogo com a comunidade universitária. Ainda segundo o SINTESPB, a Estatuinte Universitária é o local apropriado para esse debate.

No documento divulgado, o sindicato afirma que as eleições pra dirigentes máximos da instituição são uma conquista da Universidade e devem começar e se encerrar no âmbito da própria instituição, sem ingerências externas.

A EBSERH é uma empresa pública, mas não é vinculada à UFPB e seus empregados não fazem parte do Regime Jurídico Único. A empresa é contratada pela UFPB para administrar o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW)

O SINTESPB aprovou as seguintes recomendações:

1 – Manifestar sua posição contrária a esta alteração das regras eleitorais;
2 – Orientar sua bancada de representantes dos servidores técnicos administrativos no CONSUNI a votar pela manutenção das regras e colégio eleitoral das últimas consultas da UFPB;
3 – Apontar qualquer alteração substancial das regras e colégio eleitoral para a Estatuinte Universitária.

Decisivo

Com essa decisão, o SINTESPB se soma à ADUFPB (sindicato dos professores) na posição contrária à inclusão dos trabalhadores da EBSERH no colégio eleitoral da UFPB. Somente o Diretório Central dos Estudantes (DCE) não se pronunciou sobre o assunto.

Os servidores técnico-administrativos contam com cinco votos no colegiado superior da UFPB. Caso todos eles sigam a orientação do Sindicato, a proposta da reitoria deve ser rechaçada pela maioria do CONSUNI.

MaisPB

Leia Também