João Pessoa, 04 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Maison D Excepcions

Empresa de moda da Paraíba é selecionada para evento em Paris

Comentários: 0
publicado em 04/02/2016 às 17h19
Vestido de algodão colorido

A Natural Cotton Color, marca de moda sustentável produzida com algodão colorido orgânico na Paraíba, vai oferecer produtos artesanais inovadores para grandes marcas de luxo no Maison D’Exceptions, de 16 a 18 de fevereiro, na capital francesa.

É a primeira vez que uma empresa brasileira é selecionada para expor no evento.
Com o slogan “Conhecimento, o antídoto à padronização”, o Maison d Exceptions se define como uma zona experimental de alta criatividade cujo objetivo é apresentar habilidades e competências de artesãos e designers para a indústria da moda dentro da Premiére Vision Paris.

vestido de algodao colorido

Francisca Vieira, CEO da Natural Cotton Color, revela que o convite para participar da seleção aconteceu em setembro de 2015, durante a presença da marca na Premiére Vision Paris, o maior evento de moda do mundo. Na ocasião, ela levou, estrategicamente, três amostras de peças feitas à mão e, com isso, garantiu a visita de um representante da direção no estande. “Eles nos disseram para exibir nosso artesanato de forma inovadora. Desta forma, introduzimos novos desenhos e novos materiais e enviamos para a curadoria. Deu certo”, comemora.

Entre as peças artesanais selecionadas estão amostras de Macramê e Festonê, renda Renascença e Rede de Pesca e também a técnica do Capitonê – todas do repertório das coleções de roupas  e acessórios da marca. “As técnicas são as tradicionais, mas tudo é feito por nós com uma pegada contemporânea, com releitura e inovação no design e também com a criatividade no uso dos materiais”, esclarece a empresária.

O Maison D Exceptions é um espaço para demonstrar as habilidades e as competências do fazer artesanal e também apresentar produtos inovadores para vários atores internacionais da indústria da moda. São artesãos, produtores e designers mostrando suas criações para estilistas e empresários de grandes marcas. Há também oficinas que são divididas em três temas: Técnicas Vernaculares, Técnicas Ancestrais e Técnicas Contemporâneas.

A Natural Cotton Color vai levar, com o apoio do Sebrae-PB e do Programa do Artesanato Paraibano do Governo da Paraíba (PAP), três artesãs do Estado para o Maison D Exceptions na França: Djanete Figueiredo da Silva, Maria de Fátima Jorge e Marlene Leopoldina Vital. Cada uma destas mulheres domina ao menos duas técnicas artesanais. Outros apoiadores também garantiram a presença de toda a equipe Natural Cotton Color no evento: a Santa Luzia Redes e Decoração e a Unitextil.

A Natural Cotton Color deve exibir, além do artesanato, tecidos de algodão colorido (a pluma já nasce com a cor, entre bege e marrom, sem uso de aditivos e corantes) e outros com tingimentos naturais feitos com plantas regionais como barbatimão, casca de cajú, entre outras.

A Natural Cotton Color estará na Maison D Exception – dentro do evento Premiére Vision Paris – no Parque de Exposições Nord Villepinte. Para visitar a mais importante feira da indústria da moda, é preciso estar credenciado como profissional do setor ou da imprensa especializada. No entanto, a Maison D Exceptions é exclusiva para convidados da própria organização.

Leia Também