João Pessoa, 28 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EMERGÊNCIA

Fenômeno El Niño vai ajudar a espalhar o zika, diz OMS

Comentários: 0
publicado em 28/01/2016 às 09h43

Os eventos climáticos alimentados pelo El Niño, que levam chuva e calor a áreas mais extensas, vão contribuir para o espalhamento, afirmou na manhã desta quinta-feira (28) a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

 A OMS, que realiza nesta quinta uma sessão informativa sobre o vírus requisitada pelos países membros, anunciou a criação de um comitê de emergência para lidar com o vírus, que já está em 23 países. O comitê vai se encontrar em Genebra em 1º de fevereiro.

Além do fator climático, Chan disse estar preocupada com o fato de que o vírus é originário de populações animais da África subsaariana, e populações de outros continentes provavelmente se mostrarão mais suscetíveis ao vírus.

Apesar de a presença do vírus ter grande correlação com casos de microcefalia no Brasil, Chan afirma que ainda não está totalmente comprovado que um afeta o outro. Para a síndrome de Gullain-Barré, colapso neurológico que pode ser causado pelo vírus, também faltam evidências.

“Ainda não foi estabelecida uma relação causal entre a infecção viral por zika e malformações no nascimento, além de síndromes neuroimunológicas”, disse Chan. “Há uma forte suspeita porém.”

Segundo Marcos Espinal, diretor de Doenças Comunicáveis e Análise de Saúde da OMS, porém, o nível de emergência é alto, e países não podem esperar para agir, pois a epidemia vai se espalhar para fora das Américas

“Devemos assumir que isso vai para todo lugar, não devemos esperar para agir”, disse Espinal. “Precisamo ter controle de vetores agressivo nesses países, onde nem o mosquito nem a populaçlão haviam sido expostos a esse vírus antes, por isso têm baixa imunidade.”

G1

Leia Também