João Pessoa, 22 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PRECONCEITO RACIAL

Oscar 2016: Will Smith anuncia que não vai à cerimônia

Comentários: 0
publicado em 22/01/2016 às 11h51

Depois de sua esposa, Jada Pinkett-Smith (Magic Mike XXl), dizer que vai boicotar a festa do Oscar 2016, agora chegou a hora de Will Smithanunciar que não vai a cerimônia desse ano. Além disso, o ator criticou a falta de diversidade da Academia ao não indicar atores negros.

Em entrevista ao programa de TV Good Morning America, o ator, que já concorreu ao Oscar em 2002 e 2007, falou sobre o assunto. Vale lembrar que ele tinha chance de entrar na lista final com o seu trabalho em Um Homem Entre Gigantes, longa que fala sobre as graves contusões no futebol americano, previsto para estrear em março no Brasil.

+ Opinião: Falta diversidade novamente ao Oscar

“A diversidade é o superpoder americano. É por isso que somos ótimos. Há várias pessoas diferentes, de lugares distintos, que vivem dando novas ideias e inspirações para essa bela mistura. Para mim, Hollywoodrepresenta e cria a imagem dessa beleza, mas acho que tenho que lutar e proteger por esses ideais que engrandecem o nosso país e por isso, quando olho para essas indicações da Academia, vejo que essa beleza não está refletida”, criticou Smith.

O fato é que outros artistas também apoiaram, como Spike Lee (Oldboy) e Mark Ruffalo, que é um dos indicados a melhor ator. Um dos destaques de Spotlight – Segredos Revelados, ele disse à BBC que ainda não sabe se vai à premiação. “Se você olhar para o legado deMartin Luther King, ele diz que as pessoas boas, que não fazem nada, são muito piores do que as que não agem de propósito e não conhecem o caminho certo”, disse Ruffalo.

+ “Academia não deveria ditar os termos da arte na sociedade moderna”, diz Lupita Nyong’o

Cheryl Boone Isaacs, presidente de Artes e Ciências Cinematográficas, chegou a expressar sua frustração por não ter atores negros indicados. Além disso, ela está tomando medidas para tentar recuperar a credibilidade da premiação (saiba mais sobre a polêmica em nosso texto especial).

O Oscar 2016 acontece no dia 28 de fevereiro. Até lá, esse assunto promete gerar bastante discussões. Confira o nosso especial do maior prêmio do cinema.

Yahoo

Leia Também