João Pessoa, 05 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
inquérito

Artur Filho elogia MP por apurar falta de combustíveis na PB

Comentários: 0
publicado em 05/01/2016 às 14h48
atualizado em 05/01/2016 às 11h52
Deputado Artur Filho, do PRTB

O deputado estadual, Artur Filho (PRTB), elogiou a iniciativa do Ministério Público da Paraíba (MPPB) de instaurar inquérito civil público para apurar as responsabilidades pelo desabastecimento de combustíveis no Estado.

Segundo o parlamentar, é preciso identificar quem é o responsável pela situação e proteger a sociedade de práticas que prejudicam toda a população.

A decisão de instaurar inquérito civil público foi tomada nesta terça-feira (05), durante reunião promovida pelo MPPB,  em João Pessoa. O procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, e o diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, conduziram a reunião. “Vamos apurar e alcançar os culpados, pois sonegar combustível para a população é crime. Também vamos verificar se está havendo improbidade administrativa e viabilizar a cobrança de multa por danos morais e coletivos à população paraibana”, avisou Glauberto Bezerra. Segundo ele,  todas as distribuidoras de combustíveis que operam na Paraíba serão ouvidas até a próxima sexta-feira (08).

Para Artur Filho, a Receita Estadual também está trabalhando e investigando os estoques de combustíveis nas distribuidoras, nas usinas e nos postos de combustíveis para averiguar as responsabilidades pelo desabastecimento. “Esse grave problema está acontecendo com o Porto de Cabedelo tendo tanques instalados para o abastecimento do Estado, imagina se perdermos a cabotagem e ficarmos dependentes do Porto de Suape para nos abastecer. Como ficará essa logística? Se isso se concretizar, o que eu espero que não aconteça, com  certeza, pagaremos mais caro pelos combustíveis”, afirma o parlamentar que é vereador licenciado de Cabedelo e um dos principais defensores da permanência da cabotagem no porto paraibano.

Ainda segundo Artur a ameaça de acabar com a cabotagem é real e a classe política paraibana precisa se mobilizar para que isso não se concretize.

De acordo a presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo, Gilmara Temóteo, não há falta de combustível nos 26 tanques instalados no porto, com capacidade de 64 mil toneladas de combustíveis. Segundo ela, o problema está na distribuição, dos tanques para os postos de combustíveis. Quatro distribuidoras são arrendatárias dos tanques do porto paraibano.

O último navio que atracou em Cabedelo, segundo informações da Docas, foi no dia 29 de dezembro, com dez mil toneladas de gasolina e quatro mil toneladas de óleo diesel. Um novo navio deverá chegar nesta quinta-feira (07), com 13 mil toneladas de combustíveis.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas