João Pessoa, 25 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
micronegócios

Banco Cidadão da PMJP concede crédito de R$ 11 mi em 2015

Comentários: 0
publicado em 25/12/2015 às 11h48

O Banco Cidadão da Prefeitura Municipal de João Pessoa concedeu crédito de R$ 11.800.270, em 2015, um volume 37% maior que o disponibilizado no ano de 2014. Os recursos contribuíram para a abertura ou ampliação de 2.683 micronegócios, gerando ocupação e renda, e até postos de trabalho, considerando que muitos empreendedores atendidos pelo Banco Cidadão empregam funcionários.

De acordo com o secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, os empréstimos não beneficiam apenas o empreendedor, mas famílias inteiras. “Se consideramos apenas o ano de 2015, com 2.683 operações de crédito, temos 2.683 famílias, ou aproximadamente 11 mil pessoas. Porém, alguns dos empreendedores têm funcionários. Há os que possuem até dez funcionários, então, o número de pessoas beneficiadas é muito maior”, explicou ele.

Antes da liberação de crédito, o Banco Cidadão realiza uma capacitação com os empreendedores para orientá-los sobre questões básicas na gestão de um negócio, como custo do serviço ou produto, lucro, investimento, marketing e vendas, entre outros temas. Em seguida, o empreendedor faz um plano de negócios conforme sua capacidade de pagamento.

“Queremos promover investimentos e não o endividamento. A capacitação é justamente para que os recursos sejam bem utilizados, contribuindo para o sucesso do empreendimento. Este é o diferencial do Banco Cidadão. Além disso, também realizamos visitas após a concessão do crédito, para avaliarmos se está tudo dentro do programado”, contou Diego Tavares.

A partir das visitas técnicas, o Banco Cidadão criou o Prêmio Cidadão Empreendedor, para reconhecer as boas práticas em gestão dos microempresários. O objetivo, segundo o secretário Diego Tavares, foi o de inspirar novos empreendedores. A premiação ocorreu no último dia 15, homenageando cinco pessoas.

MaisPB

Leia Também