João Pessoa, 17 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ÓBITOS

Três bebês com microcefalia morrem na Região Metropolitana do Recife

Comentários: 0
publicado em 17/12/2015 às 10h07

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou três novas mortes de bebês com microcefalia. As crianças, com perímetro cefálico abaixo dos 32 cm, vieram a óbito na última semana, duas delas no Recife e uma em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

De acordo com a SES, dois bebês nasceram mortos, um na sexta-feira passada, com 38 semanas de gestação e outro na quarta-feira passada, com 40 semanas de gravidez. Também nesta quarta, outro recém-nascido morreu logo após o nascimento, com 33 semanas de gestaçao e diagnóstico de microcefalia intraútero.

Em nota, a secretaria ressaltou que, apesar dos bebês apresentarem microcefalia, a malformação não é a causa básica dos óbitos, que estão sendo investigados.

Boletim – Pernambuco tem 85 casos de microcefalia confirmados, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. Na trerça-feira passada, o órgão informou que 920 registros da malformação foram notificados até segunda-feira passadas. As crianças tiveram suspeitas confirmadas após tomografias.
O Ministério da Saúde também divulgou dados atualizados sobre os registros de microcefalia relacionados ao zika vírus no país. Pela primeira vez apareceram na lista Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Segundo o relatório, são  2.401 casos da doença e 29 óbitos em 549 municípios de 19 estados e Distrito Federal. Do total de suspeitas, foram confirmadas 134 e descartadas 102. Continuam em investigação 2.165. Uma morte foi confirmada.

A OMS define como casos de microcefalia os bebês nascidos com perímetro cefálico igual ou menor do que 32 cm. No boletim do ministério, Pernambuco continua com o maior número de casos, com 874 em investigação, 29 confirmados e 17 descartados. Os dados do órgão federal são diferentes dos informados pela secretaria porque o ministério computou até 12 de dezembro e o estado até 14 de dezembro.

Apesar de o Ministério da Saúde ter afirmado que os casos confirmados no país serem de microcefalia relacionada ao zika vírus, a secretária executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luciana Albuquerque, informou que não há, no estado, validação por exame sobre essa relação. “Acreditamos que na próxima divulgação dos dados tenhamos essa informação”, afirmou.

O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do ministério, Claudio Maierovitch, disse que o órgão está trabalhando no fortalecimento do diagnóstico. Ele ressaltou que 18 laboratórios estão capacitados. Maierovitch alertou para os cuidados no verão. “É importante que as pessoas, antes de viajarem, façam uma varredura em casa para eliminar possíveis focos.”

Diário de Pernambuco

Leia Também