João Pessoa, 03 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
IMPEACHMENT

Cássio vê provas para cassar Dilma; RC condena “chantagem”

Comentários: 0
publicado em 03/12/2015 às 12h23
atualizado em 03/12/2015 às 11h50
Cássio e Ricardo divergem sobre afastamento da presidente Dilma

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) defendeu, nesta quinta-feira (03), o impeachment da presidente Dilma Roussef (PT), que foi autorizado ontem pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Já o governador Ricardo Coutinho (PSB) lamentou a autorização e classificou a tentativa de afastamento da presidente do cargo como golpe.

“Cassação de mandato só com provas explícitas e pessoais de crimes, aliás, que é o que existe contra Cunha. O Congresso precisa afastá-lo. Nossa democracia, com seus defeitos e virtudes, não pode ser refém de chantagens explícitas. O Golpe não passará. Precisamos de estabilidade”, disse Ricardo nas redes sociais.

Já Cássio não entende que o impeachment seja um golpe. Segundo ele, o impedimento está previsto na Constituição Federal, com a lei 1079 de 1950. “Tudo que está previsto na Constituição não pode ser classificado como golpe”, afirmou.

Ontem, Cunha deu andamento ao requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior. O pedido de Bicudo – um dos fundadores do PT – foi entregue a Cunha em 21 de outubro. Na ocasião, deputados da oposição apresentaram ao presidente da Câmara uma nova versão do requerimento dos dois juristas para incluir as chamadas “pedaladas fiscais” do governo em 2015, como é chamada a prática de atrasar repasses a bancos públicos a fim de cumprir as metas parciais da previsão orçamentária. A manobra fiscal foi reprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

“O crime de responsabilidade foi praticado, no momento que a presidente Dilma, já este ano, editou decretos sem numeração suplementando o orçamento em mais de R$ 2,5 bilhões, sem a devida autorização legislativa, ela praticou o crime de responsabilidade”, disse Cássio.

O senador também chamou a presidente de mentirosa. “Quando vejo Dilma bem vestida, maquiada, lendo fluentemente um texto escrito, faz lembra a mesma Dilma da campanha que mentiu para o povo brasileiro, de forma deliberada. Quando ela disse ontem que não praticou crime infelizmente ela está mais uma vez mentindo, por que o crime de responsabilidade foi praticado”, atacou.

Apesar das críticas a Dilma, Cássio concorda com Ricardo quanto ao afastamento de Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Segundo ele, o Brasil só se salvará da crise com as saídas de Dilma e Cunha dos cargos.

“Ela deixa de enfrentar o tema e vai para o confronto com Cunha, que deve ser afastado também. Esse é um momento importante para depurar a relação da sociedade com as instituições. As pessoas sofres com aumento da energia, gasolina. A economia numa recessão brutal e não se vê perspectiva de saída com a o atual governo, pelo contrário as previsões são catastróficas para 2016 . É preciso que se salve a nação e para que isso ocorra é necessário uma mudança na presidência da Câmara e na presidência da República”, afirmou.

MaisPB

Leia Também