João Pessoa, 01 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CRÍTICA À POLÍTICA ECONÔMICA

Anísio diz que Dilma não governa para o povo e ajuste é ‘tucano’

Comentários: 0
publicado em 01/12/2015 às 16h53
atualizado em 01/12/2015 às 18h09
Anísio Maia, deputado estadual do PT

O deputado estadual Anísio Maia (PT) criticou a política econômica da presidente petista Dilma Rousseff. Ele disse que o Governo Federal, neste momento, não está voltado para a classe trabalhadora e sim para os banqueiros. Anísio comparou os erros da atual gestão aos já cometidos por gestões do PSDB. Nesta terça-feira, ele repercutiu o manifesto de Encontro Nacional de sindicalistas do PT no qual são apresentadas críticas à política econômica.

De acordo com Anísio, a atual política de ajuste fiscal são típicas de um governo do PSDB e são completamente insuficientes, uma vez que até o presente momento a crise financeira só vem se aprofundando. “O governo precisa reconhecer que outra política econômica é necessária. Defendemos a redução da taxa de juros, alongamento do pagamento da dívida pública, controle do câmbio, uso das reservas internacionais e tributação das grandes fortunas. Para sair da crise precisamos de mais e não de menos investimentos públicos”, concluiu o parlamentar.

De acordo com o manifesto de Encontro Nacional de sindicalistas do PT, as medidas de ajuste fiscal do governo federal diminuem o papel do Estado, cortam investimentos elevam a taxa de juros, restringem direitos sociais, rebaixam salários e aumentam o desemprego, agravando a recessão da atividade econômica.

Para Anísio Maia o recado dos sindicalistas do partido é muito claro: o PT deve voltar para a classe trabalhadora e o governo Dilma não pode governar para os bancos. “Não é correto que no governo do PT, a classe trabalhadora venha pagar a conta por uma crise produzida pela capital financeiro. Que os bancos paguem a conta”, afirmou.

Em seu discurso, Anísio Maia afirmou que a bancada do PT na Assembleia Legislativa se posiciona contra as medidas do ministro da fazenda Joaquim Levy. “Precisamos urgentemente mudar os rumos da política econômica, antes que o desastre seja ainda maior. Agora mesmo foi editado mais um contingenciamento que compromete as despesas básicas para o funcionamento do próprio governo, como o pagamento de aluguel, água, luz e transporte”, disse o petista.

Jãmarrí Nogueira-MaisPB com Assessoria

Leia Também