João Pessoa, 03 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
aos 71 anos

Morre o político que incentivou a invasão dos EUA ao Iraque

Comentários: 0
publicado em 03/11/2015 às 08h59
atualizado em 03/11/2015 às 06h00

O político iraquiano Ahmed Chalabi, que foi um dos principais promotores da invasão de seu país pelos Estados Unidos em 2003, morreu nesta terça-feira (3), por causa de um infarto, aos 71 anos, anunciou o parlamento em Bagdá.

O xiita, que presidia a comissão de Finanças do parlamento, apresentou em 2003 às autoridades americanas provas falsas sobre armas de destruição em massa de Saddam Hussein, que foram usadas pelo governo de George W. Bush para justificar a intervenção.

Chalabi nasceu em uma família abastada de Bagdá, se doutorou em matemática e, em 1956, viajou para o Reino Unido e Estados Unidos, onde militou contra Saddam Hussein à frente do Congrsso Nacional Iraquiano (CNI).

Ele gozou da proteção do governo de George W. Bush, em particular do Pentágono, e os convenceu da necessidade de derrubar o ditador iraquiano apresentando provas falsas de suposas armas de destruição em massa escondidas no Iraque.

Voltou a Bagdá depois da queda de Saddam e atuou, entre outros cargos, o de vice-primeiro-ministro, entre abril de 2005 e maio de 2006, e de ministro do Petróleo.

Washington deixou de confiar nele quando ficou demonstrado que seu grupo havia fornecido informações falsas.

Terra

Leia Também