João Pessoa, 23 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
dia 26

Audiência pública na ALPB debate situação do Rio Gramame

Comentários: 0
publicado em 23/10/2015 às 10h12

A Frente Parlamentar Ambientalista, através da deputada estadual Estela Bezerra (PSB), realiza próxima segunda-feira (26) uma audiência pública com o tema Rio Gramame quer viver em águas limpas: conscientização e sensibilização.  A sessão acontece a partir das 15h, no Plenário José Mariz, na Assembleia Legislativa da Paraíba.

A solicitação para pautar o tema veio através da Escola Viva Olho do Tempo, com base no estudo feito pela Universidade Federal da Paraíba, confirmando as inúmeras formas de contaminação da água do Rio Gramame, importante fonte de água consumida por sete municípios paraibanos: Pedras de Fogo, Alhandra, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Santa Rita e São Miguel de Taipú. O objetivo da sessão é sensibilizar e conscientizar o poder público e a sociedade da necessidade de preservação ambiental.

O Rio Gramame sofre com a poluição industrial, a deposição de lixos domésticos e industriais, a pressão por especulação imobiliária e a degradação dos resquícios de mata atlântica e da mata ciliar, assoreando nascentes, poluindo a água que bebemos e promovendo enchentes e mal estar nas comunidades e bairros de seu entorno. As culturas tradicionais dos canoeiros pescadores, agricultores e ribeirinhos têm as suas atividades econômicas prejudicadas pela degradação do rio.

Estão sendo esperados parlamentares, organizações da sociedade civil, estudantes, moradores e autoridades dos municípios que são beneficiados pelo Rio Gramame.

MaisPB

Leia Também