João Pessoa, 04 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LUTO

Em nota, Dilma lamenta morte do ex-senador José Eduardo Dutra

Comentários: 0
publicado em 04/10/2015 às 17h48
atualizado em 04/10/2015 às 14h54

Em nota oficial divulgada neste domingo (4), a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra, que foi um dos coordenadores de sua campanha em 2010. Segundo a chefe do Executivo, a “dignidade”, a “inteireza de caráter” e a “seriedade” do ex-dirigente petista “jamais serão esquecidas” e são uma “grande perda”.

Ex-senador de Sergipe, Dutra morreu na madrugada deste domingo, em Belo Horizonte, aos 58 anos, informou a assessoria do partido. O petista lutava contra um câncer.

“Tive o privilégio de conviver com José Eduardo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos”, ressaltou a presidente da República na nota oficial.

Em um comunicado divulgado na manhã deste domingo, o presidente do PT, Rui Falcão, também prestou solidariedade à família do ex-dirigente petista. Na nota, Falcão afirmou que o antecessor foi um homem público “de primeira qualidade”, “um batalhador da causa da justiça social” e um exemplo de dedicação ao PT.

“Nesse momento de dor, gostaríamos de nos solidarizar com sua família e com todos os companheiros do PT, em particular aqueles de Sergipe, estado que Dutra sempre amou e onde deu o melhor de sua vida pelos mais carentes e excluídos da sociedade”, escreveu Falcão.

Em 2010, ano em que presidia o PT, ele coordenou a campanha de Dilma ao Palácio do Planalto ao lado do ex-ministro Antonio Palocci e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Quatro meses após a posse da petista no comando do país, ele renunciou ao cargo de presidente do Partido dos Trabalhadores em razão de problemas de saúde.

No ano seguinte, Dutra retornou à Petrobras – empresa que ele havia presidido entre 2003 e 2005 – para chefiar a Diretoria de Serviços. Ele se licenciou do cargo em fevereiro deste ano devido aos problemas de saúde.

Em nota divulgada neste domingo, a Petrobras lamentou a morte de seu diretor licenciado e lembrou a trajetório dele dentro da empresa. Além de ter presidido a petroleira, ele também comandou, entre 2007 e 2009, a Petrobras Distribuidora – uma das subsidiárias da estatal.

“A Petrobras se solidariza com a família de José Eduardo Dutra”, diz trecho do comunicado.

Confira a repercussão política da morte de José Eduardo Dutra:

Dilma Rousseff, presidente da República, por meio de nota
“Hoje o Brasil se despede de um grande brasileiro, o ex-senador, meu amigo e companheiro, José Eduardo Dutra. Ao longo de toda sua vida, ele foi uma liderança comprometida com o Brasil e nosso povo. Dutra foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe, dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores e presidente do Partido os Trabalhadores. Esteve à frente da Petrobrás durante o Governo do ex-presidente Lula. Tive o privilégio de conviver com José Eduardo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos.”

G1

Leia Também