João Pessoa, 29 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
histórico

Raúl Castro pede a Obama fim de embargo contra Cuba

Comentários: 0
publicado em 29/09/2015 às 16h13
atualizado em 29/09/2015 às 13h14

Os presidentes americano Barack Obama e cubano Raúl Castro realizaram nesta terça-feira (29), na sede da ONU em Nova York, sua primeira reunião bilateral desde a abertura das embaixadas em Washington e Havana em julho passado, após 50 anos de relações rompidas.

Segundo o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, Raúl pediu a Obama a suspensão do embargo contra Havana. Apesar da reaproximação diplomática entre os dois países, o embargo econômico ainda vigora e seu fim depende da aprovação do Congresso dos EUA.

“O presidente cubano reiterou que, para que haja relações normais entre Cuba e Estados Unidos, deve ser levantado o bloqueio que causa danos e privações ao povo cubano”, declarou Rodríguez em coletiva ao final do encontro.

“O ritmo do processo de normalização das relações bilaterais dependerá da suspensão do bloqueio, que a realidade do bloqueio seja modificada substancialmente mediante as amplas faculdades que o presidente dos Estados Unidos tem”, acrescentou.

“O presidente dos EUA se comprometeu a se envolver em um debate com o Congresso”, disse Rodríguez.

Nesta segunda, durante discurso ante a Assembleia Geral da ONU, Obama defendeu o levantamento do bloqueio e disse estar confiante de que o Congresso “inevitavelmente levantará um embargo que não deveria mais estar em vigor”, diante dos aplausos das delegações dos 193 países membros.

Com eleições marcadas para o final do próximo ano nos EUA, a incerteza sobre a disposição do próximo presidente para continuar a normalização com Cuba, o chanceler cubano indicou que Cuba quer aproveitar ao máximo o tempo que resta a Obama na Casa Branca.

“Sinto que há uma oportunidade de avançar significativamente na normalização das relações bilaterais no período do presidente Obama”, comentou. “Devemos aproveitar o tempo, aproveitar as oportunidades”.

Aperto de mãos – Obama e Castro apertaram as mãos no início do encontro, o segundo entre os dois desde a reunião de abril durante a Cúpula das Américas no Panamá.

Durante a reunião, realizada em um “ambiente respeitoso e construtivo”, segundo o chanceler cubano, os dois presidentes “trocaram pontos de vista sobre a recente visita do Papa Francisco a ambos países”.
Também decidiram “continuar trabalhando em uma agenda bilateral fixada na cooperação de terceiros países e desenvolvimento do diálogo bilateral”, segundo o chanceler.

Segundo comunicado da Casa Branca divulgado mais tarde, os dois líderes discutiram os próximos passos que cada governo pode adotar para aprofundar a cooperação. Obama “saudou o progresso feito no estabelecimento de relações diplomáticas, e ressaltou que as reformas contínuas em Cuba podem aumentar o impacto de mudanças regulatórias nos EUA”, disse a Casa Branca em comunicado sobre o encontro.

G1

Leia Também