João Pessoa, 16 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mobilidade urbana

PMJP entrega novo binário no Centro na segunda-feira

Comentários: 0
publicado em 16/09/2015 às 11h17
atualizado em 16/09/2015 às 09h08

Os motoristas que trafegam pela área central da cidade e pelo bairro da torre devem ficar atentos a partir da próxima segunda-feira (21), dia em que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai estar ativando um novo binário, além de outras mudanças de circulação e novas interligações. O objetivo das mudanças é melhorar a circulação de veículos, otimizar a fluidez do tráfego, eliminar trechos de conflito, desestimular o tráfego de passagem pelo Parque Solon de Lucena (Lagoa) e criar novos acessos, bem como aumentar a segurança.

O binário é formado principalmente pelas avenidas Monsenhor Walfredo Leal e D. Pedro I, no Centro, e faz parte da política de investimentos na melhoria da mobilidade na Capital. “As alterações fazem parte de um conjunto de ações que estão sendo realizadas pela melhoria da mobilidade em João Pessoa. Estamos acompanhando de perto o andamento de cada mudança e, assim, orientando a população para que todos possam ir se adaptando à medida que estas intervenções vão acontecendo”, ressalta Roberto Pinto, superintendente da Semob.

As medidas visam também oferecer uma rota alternativa à Avenida Epitácio Pessoa, sobretudo no sentido Centro/praia, interligando o binário com outras ruas e avenidas como Juarez Távora, Júlia Freire, Silvio Almeida e Hermenegildo Di Lascio, entre outras, facilitando assim a utilização da malha viária já existente, distribuindo melhor o tráfego. Além disso, o novo binário dá acesso e estimula a interligação entre os corredores D. Pedro II, Beira Rio e Epitácio Pessoa pela rua Clemente Rosas, entregue recentemente pelo prefeito Luciano Cartaxo.

Como vai ficar – Com a formação do binário, a circulação nas duas avenidas vai operar da seguinte forma:

Os veículos que seguem da Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Centro, passando pela Rua João Bernardo de Albuquerque (em frente à Mortuária São João Batista), seguirão pela Avenida Monsenhor Walfredo Leal e Odon Bezerra, que terão o seu sentido de circulação invertidos, em direção à Avenida Visconde de Pelotas, em mão única. Para tanto, um canteiro existente no cruzamento com a Avenida Maximiano Figueiredo foi removido. Com isso, será incentivado que apenas os veículos que tenham como destino final a Lagoa ou os estabelecimentos no seu entorno circulem no anel do Parque Solon de Lucena, melhorando o tráfego no local.

Já a Avenida D. Pedro I, que promovia a circulação no sentido Praça da Independência em direção ao Centro (em alguns trechos operando em mão dupla), vai seguir no sentido inverso, da Avenida Visconde de Pelotas até a Praça da Independência, em mão única. Assim, o canteiro central no cruzamento com a Avenida Maximiano de Figueiredo também foi retirado, permitindo aos veículos trafegarem em frente pelas avenidas Marechal Deodoro da Fonseca e Manoel Deodato, que receberam pavimentação asfáltica até a Avenida Rui Barbosa (Torre).

Também permitindo uma nova rota, o final da Avenida Maximiano de Figueiredo foi reaberto, onde os veículos que trafegam no sentido João Machado/Epitácio Pessoa terão uma nova alternativa para acessar o Centro, Tambiá, Roger, 13 de maio e outros bairros, passando pelas proximidades do Hospital Santa Isabel.

mapa binário

MaisPB

Leia Também