João Pessoa, 19 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na CMJP

Arthur Souto e Bruno Bastos recebem cidadania de JP

Comentários: 0
publicado em 19/08/2015 às 12h55
atualizado em 19/08/2015 às 09h58

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entregou, na tarde desta terça-feira (18), títulos de Cidadão Pessoense aos advogados Bruno Bastos Oliveira e Arthur Heinstein Apolinário Souto. A homenagem a Bruno Bastos, que é paulista, foi proposta pelo vereador Bruno Farias (PPS) e ao pernambucano Arthur Souto pelo do ex-vereador Geraldo Amorim.

Além dos homenageados e do propositor da solenidade, compuseram a mesa o vereador Lucas de Brito (DEM), que presidiu a sessão; o secretário adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Nildo Nunes; o coordenador do curso de Direito da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Galdino Toscano e o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Rômulo Palitot.

“São Paulo, a capital do trabalho do País, e Recife, uma das mais pujantes cidades do nordeste brasileiro, foram, respectivamente, o berço de nascimento de Bruno Bastos de Oliveira e de Arthur Heinstein Apolinário Souto. João Pessoa, a cidade das acácias, a terra que uniu os destinos de Bruno e de Arthur, e que os adotou como filhos queridos”, com essas referências Bruno Farias abriu seu discurso de justificativa.

O parlamentar falou que os homenageados são incansáveis na entrega ao labor e que mais do que operadores do Direito são verdadeiros operários da Justiça. “Homens que fazem a mão de obra pesada na edificação desse mundo fabuloso do Direito, pois, a um só tempo, desdobram-se para produzir como advogados e como professores, no intuito de sustentarem as suas famílias com o suor sagrado da labuta digna”, declarou, acrescentando que a disposição para trabalhar, agir e produzir, no entanto, não os transformou em máquinas de coração implacável.

“São tão pessoenses que a gente chega a esquecer que vocês, por um lapso do destino, não nasceram em João Pessoa. São tão pessoenses que nós, independentemente desde Título, de, há muito, já os considerávamos irmãos. Este Título de Cidadão Pessoense, dessa forma, se traduz, meu caro Bruno e meu caro Arthur, como o reconhecimento de uma vida dedicada à Justiça, à Advocacia ao Magistério e ao Direito. Então, esses honrosos pergaminhos que hoje lhes estão sendo presenteados é apenas a confirmação legal de uma cidadania já escolhida pelos seus sentimentos”, afirmou Bruno Farias.

Arthur Souto agradeceu aos vereadores por terem aprovado por unanimidade a homenagem e declarou-se orgulhoso por ter na Casa dois representantes da advocacia tão zelosos pela cidadania da população. “Dei-me o direito de falar de improviso para falar com a emoção que sou tomado. Ser filho de João Pessoa já estava sendo gerido em minha caminhada nesta cidade. Os desígnios de Deus são maiores do que podemos imaginar e hoje estou muito feliz por ser pessoense de fato e de direito. Junto a esse povo acolhedor, bem humorado e resiliente me formei homem. Esta cidade me brindou com grandes presentes, minha esposa e meu filho, que está no ventre. Esse é meu lado mais forte recebido nesta cidade. Hoje posso dizer que sou pessoense e não nego”, falou agradecido Arthur Souto.

Bruno Bastos compartilhou a honraria com os familiares, alunos, professores e colegas de profissão. “Esse título muito me honra e me comove por sua relevância. Sem desmerecer a cidade onde nasci, é em joão Pessoa que me sinto em casa. Aqui construí minha vida pessoal e profissional. É onde pretendo traçar meus caminhos pelo resto da minha vida. Minha esposa e meus filhos já são motivos suficientes para me sentir pessoense. Além de muita emoção, sinto gratidão pelo acolhimento recebido nesta cidade, onde alinhei mais que uma vida profissional, um projeto de vida. Muito obrigado conterrâneos”, discursou Bruno Bastos.

A solenidade também foi prestigiada pelo Procurador Geral da Paraíba, Gualberto Bezerra, por familiares, amigos, professores, alunos e colaboradores dos homenageados.

Os homenageados

Arthur Heinstein Apolinário Souto, nasceu em Recife (PE). Mudou-se para João Pessoa no início dos anos 1980. Graduou-se em Direito pelo Unipê, em 2002. Advogado atuante nas searas Cível, trabalhista e Administrativa é Especialista em Ciências Criminais, Mestre em Direito Econômico, professor convidado da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (FESMIP), desde 2007. Membro do CONSEPE desde abril de 2015, e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do colegiado do curso de Direito do UNIPE.

Bruno Bastos de Oliveira é natural de São Paulo (SP). Mudou-se para joão Pessoa em 1996.Graduou-se em Direito pelo Unipê em 2006. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba é professor na FPB e na Faculdade Maurício de Nassau. É Presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB-PB, coordenador pedagógico da Escola Superior da Advocacia da OAB/PB e coordenador do curso de Pós-graduação em Direito Tributário e Processo Tributário ofertado pela ESA-PB. É sócio do escritório Rabay, Bastos & Palitot Advogados Associados.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas