João Pessoa, 11 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
protesto

Ato nos Estados Unidos por morte de negro tem 144 detidos

Comentários: 0
publicado em 11/08/2015 às 09h05

Policiais e manifestantes entraram em confronto pela segunda noite em Ferguson, no Missouri, após um dia de intensos protestos contra o uso da força letal pelas forças de segurança. No total, 144 pessoas foram detidas na cidade e em outros pontos de mobilização na segunda-feira, em manifestações para lembrar o aniversário da morte do adolescente negro desarmado Michael Brown por um policial branco em agosto de 2014.

Centenas de pessoas se reuniram ao longo da West Florissant, rua que foi o epicentro de protestos e tumultos depois da morte de Brown. A multidão marchou, cantou e às vezes enfrentou a polícia. O porta-voz Shawn McGuire disse que garrafas de água congelada e pedras foram jogadas contra policiais durante toda a noite. Ao menos 23 manifesantes foram detidos.

Protestos também aconteceram fora de Ferguson. Outras 57 detenções foram realizadas em frente a um tribunal federal no centro de St. Louis, condado ao qual pertence Ferguson, onde manifestantes se recusaram a desocupar a entrada da corte.

Mais 64 manifestantes foram detidos por bloquearem a rodovia interestadual 70 em ambos os sentidos perto de Ferguson. Após as prisões, a polícia do condado de Saint Louis, que está a cargo da segurança em Ferguson, declarou estado de emergência.

As autoridades afirmam que o estado de emergência foi declarado devido ao potencial de danos a pessoas e propriedades. A tensão marca os protestos que começaram no domingo, dia em que o manifestante Tyrone Harris Jr., de 18 anos, e amigo de Brown, ficou gravemente ferido após se envolver em um confronto com a polícia.
G1

Leia Também