João Pessoa, 29 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
reforço na segurança

França mobiliza 120 policiais adicionais para o Eurotúnel

Comentários: 0
publicado em 29/07/2015 às 08h51

A França mobilizará 120 efetivos adicionais na região de Calais (norte), em particular nos arredores do terminal do Eurotúnel, para onde se dirigem centenas de migrantes que querem viajar ao Reino Unido, anunciou nesta quarta-feira (29) o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

O ministro também declarou que o grupo Eurotúnel, que explora o túnel do Canal da Mancha, deve “assumir sua responsabilidade” na segurança do terminal, onde todas as noites centenas de migrantes tentam entrar.

Nesta quarta um imigrante sudanês morreu quando tentava subir em um trem com destino ao Reino Unido.

O Eurotunnel indicou na véspera que cerca de 2.000 tentativas de invasão de migrantes haviam sido registradas na madrugada de terça-feira. “É a tentativa mais importante em um mês e meio”, disse à AFP um porta-voz do Eurotunnel.

Há várias semanas, muitos migrantes tentam quase diariamente cruzar o túnel do Canal da Mancha para chegar ao Reino Unido, e desde janeiro os funcionários do Eurotunnel interceptaram mais de 37.000 migrantes que tentavam viajar clandestinamente da França à Grã-Bretanha, afirmou um comunicado da empresa.

O Eurotunnel convocou os Estados a uma reação apropriada diante da “explosão do número de migrantes presentes em Calais e das consequências, às vezes dramáticas”, da situação. Esta situação “supera o que um concessionário pode razoavelmente fazer”, indicou o comunicado da empresa.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, expressou nesta quarta-feira sua preocupação com a situação.

“Isso é muito preocupante”, disse à imprensa durante uma visita a Cingapura, acrescentando que o governo trabalha estreitamente com as autoridades francesas para enfrentar a situação.

G1

Leia Também

MaisTV

Na PB, Camilo Santana detalha Pé-de-Meia: “Medida para o futuro”

"PÉ DE MEIA" - 03/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas