João Pessoa, 06 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesta segunda-feira

Ministro das Finanças da Grécia anuncia renúncia do cargo

Comentários: 0
publicado em 06/07/2015 às 09h56

Um dia após os gregos decidirem não ceder às condições impostas por credores, o Ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, anunciou sua renúncia. Um porta-voz do governo informou que o nome que substituirá Varoufakis será anunciado após encontro de líderes políticos nesta segunda-feira (6).

O desligamento surpreende por ocorrer apesar da vitória do “não” em consulta popular sobre acordo com credores. Antes do referendo de domingo, Varoufakis havia ameaçado renunciar se o resultado do referendo deste domingo (5) fosse favorável à proposta dos credores.

Segundo a agência de notícias Reuters, Varoufakis disse “estar ciente” de que alguns membros da zona do euro não consideravam sua presença bem-vinda em encontros de ministros das Finanças (o Eurogrupo).

“Pouco após anunciar os resultados do referendo foi comunicado que havia certas preferências de alguns participantes do Eurogrupo que seria melhor que estivesse ausente destas reuniões, uma ideia que o primeiro-ministro considerou potencialmente útil”, disse Varoufakis em seu blog, acrescentando que por essa razão deixa hoje o Ministério das Finanças.

Varoufakis foi a figura mais controvertida no exterior. Nas reuniões do Eurogrupo, muitos ministros se queixavam – mais ou menos abertamente – que era difícil colaborar com o titular grego.

Isso levou o primeiro-ministro Alexis Tsipras a reduzir o papel de Varoufakis nas negociações em Bruxelas e deixar, de fato, o comando das conversas com o vice-ministro de Relações Internacionais Econômicas, Euclidis Tsakalotos, o mais cotado a assumir o cargo.

“Considero que é meu dever ajudar Alexis Tsipras a explorar, na medida que considere acertado, o capital que o povo grego nos garantiu ontem no referendo”, acrescentou. “Nós na esquerda sabemos como atuar coletivamente sem pôr o interesse nos privilégios do cargo. Respaldarei plenamente o primeiro-ministro Tsipras, o novo ministro das Finanças e nosso governo”, disse Varoufakis no comunicado.

Novas reuniões
Após a vitória do “não”, a Comissão Europeia anunciou que respeitava o resultado do referendo na Grécia e indicou que seu presidente, Jean-Claude Juncker, consultará na segunda-feira altos dirigentes de instituições europeias.

Juncker terá uma teleconferência com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk; com o dirigente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e com o diretor do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, segundo informou a comissão em um comunicado.

Ainda nesta segunda, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande se encontrarão no Palácio do Eliseu, na França.

Já nesta terça, haverá uma reunião presencial da zona do euro, em Bruxelas, convocada por Donald Tusk, “para discutir a situação após o referendo na Grécia”.

G1

Leia Também