João Pessoa, 28 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em são paulo

Cesare Battisti chega de Kombi ao casamento e festeja com churrasco

Comentários: 0
publicado em 28/06/2015 às 10h45

Simples e rápida. Assim foi a cerimônia de casamento de Cesare Battisti, ex-ativista italiano de 70 anos, realizada noite deste sábado (27), em um camping localizado em Cananéia, no Vale do Ribeira, litoral de São Paulo. Os noivos chegaram ao local da cerimônia em uma Kombi e foram recebidos por cerca de 100 convidados. Após o casório os noivos foram para um churrasco e Battisti anunciou que em breve deve lançar um livro narrando suas histórias.

Toda organização do evento foi realizada pelos amigos do casal, que fizeram questão de demonstrar apoio ao italiano, e não contou com muito luxo. A cerimônia umbandista foi abençoada por uma mãe de santo e durou cerca de 15 minutos.

A celebração religiosa estava marcada inicialmente para às 17h, mas só teve inicio cerca de duas horas depois. “Ela [Joice] sempre me acompanhou nos momentos difíceis, o casamento era apenas uma formalidade. Pra mim é um dia maravilhoso. Isso tudo só está sendo possível pois tenho muitos amigos que me ajudaram. Esse é um momento bom que está apenas começando”, contou o italiano.

Convidados confraternizaram com churrasco (Foto: Reprodução / TV Tribuna)

Convidados confraternizaram com churrasco (Foto: Reprodução / TV Tribuna)

Battisti preferiu não comentar sobre seu imbróglio com a Justiça, mas faz planos para o futuro. “Agora quero lançar um livro com minhas histórias em setembro e finalizar um trabalho de ficção-história sobre Cananéia, que já está metade finalizado. Não sei fazer outra coisa a não ser escrever. Tudo isso que aconteceu comigo acabou me afastando dessa área, mas tudo bem, pois agora estou rodeado de amigos”, disse.

Depois da cerimônia, o casal e os convidados aproveitaram a área social do hotel para comemorar o matrimônio com churrasco. A festividade também foi organizada pelos amigos do casal, e a trilha sonora foi a Música Popular Brasileira (MPB).

Sobre a escolha pelo município paulista, o ex-ativista se disse identificado com a cidade. “Tenho um carinho especial pelo município, que me acolheu quando fiquei livre. No início, a população ficou um pouco receosa, mas depois todos me acolheram”, contou o recém-casado.


A esposa de Battisti é a brasileira Joice Lima, com quem o italiano mantém um relacionamento há dez anos. “Acho que depois de 10 anos de relacionamento, é uma realização especial para nós dois, ver toda a família reunida, amigos, todos aqueles que nos apoiaram. É um momento de total felicidade”, afirmou a noiva.

Acusado de participação no assassinato de quatro pessoas na Itália, Battisti integrava o grupo terrorista ‘Proletariados Armados pelo Comunismo’. Ele  foi julgado e condenado à prisão perpétua, mas fugiu.

Após uma passagem pela França, ele se radicou no Brasil. Descoberto, teve sua extradição pedida pela Justiça italiana, no entanto a decisão final ficou à cargo do ex-presidente Lula, que negou o pedido. Battisti morou em Cananéia em 2010 e depois se mudou para São Paulo.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eduardo Suplicy foi um dos convidados, no entanto, em entrevista antes da cerimônia, Suplicy disse que ficou lisonjeado com o convite, mas que não poderia participar da cerimônia.

G1

Leia Também