João Pessoa, 11 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no parque do povo

Correios lança selo em homenagem às quadrilhas juninas em CG

Comentários: 0
publicado em 11/06/2015 às 08h21

Aconteceu na noite dessa quarta-feira (10), na pirâmide do Parque do Povo, a solenidade de lançamento do selo comemorativo “Quadrilhas Juninas – Dança, coreografia e ritmo genuinamente brasileiros”, em homenagem às quadrilhas juninas do Nordeste. O selo teve uma tiragem de 1,8 milhão e terá circulação nacional, a partir de sua 1ª obliteração, realizada hoje pela Coordenadora de Turismo, Catharine Brasil, representante do Prefeito Romero Rodrigues na ocasião.

Com o selo comemorativo, os Correios homenageiam a dança mais popular e tradicional do Nordeste, que encanta com suas coreografias, cores e ritmos. Durante a solenidade também estiveram presentes o diretor regional dos Correios na Paraíba, José Antônio Trajano de Vasconcelos, o presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, Rangel Borges, além de representantes da imprensa e das quadrilhas tradicionais da Paraíba.

José Antônio Trajano destacou que, “o selo é o símbolo máximo dos Correios. O selo comemorativo evidencia costumes e fatos importantes da nossa história. A quadrilha não só é a arte de se mostrar e encantar o público, é também a arte de incluir, de transformar e de envolver as crianças e os adolescentes na cultura nordestina, por isso os Correios fizeram esta homenagem nacional”.

Os selos “Quadrilhas juninas – Dança” foram criados pelo artista pernambucano Jô Oliveira, que os coloriu com aquarela e lápis de cor. Eles apresentam cenas típicas das festas juninas, com destaque para os movimentos dos dançarinos, as coreografias, os músicos e seus instrumentos, e o tradicional casamento matuto. Além disso, são marcados pelas figuras de Santo Antônio, São João e São Pedro e pela fogueira acesa, que simboliza o calor tradicional das festas juninas.

A Coordenadora de Turismo, Catharine Brasil, ressaltou a importância de Campina Grande sediar este lançamento: “Este selo ser lançado aqui mostra a tradição do nosso evento. Mostra que Campina Grande faz o São João mais popular do Brasil, e que os Correios reconhecem a importância e o significado da nossa festa para a cultura brasileira, fazendo esta homenagem às quadrilhas juninas dentro do Maior São João do Mundo”.

MaisPB

Leia Também