João Pessoa, 27 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mudança eleitoral

Câmaras de JP e CG vão debater juntas o voto distrital

Comentários: 0
publicado em 27/04/2015 às 15h28
atualizado em 27/04/2015 às 12h29

As Câmaras Municipais de João Pessoa e Campina Grande devem se reunir na próxima semana para discutir a aprovação do voto distrital na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado por meio do PLS 25/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), o qual prevê o sistema de eleição distrital para vereadores em cidade com mais de 200 mil eleitores.
Esse foi o principal encaminhamento da última audiência pública para discutir a Reforma Política na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), realizada nesta segunda-feira (27), e que promoveu um debate intenso acerca de vários pontos do projeto para fazer parte de um relatório encaminhado pelo legislativo pessoense ao Congresso Nacional. O assunto ainda gera controvérsias entre os parlamentares e deverá ser amadurecido até a finalização do relatório.
“O argumento dos que defendem o voto distrital é muito forte, porque coloca o cidadão mais perto de seus representantes, mas isso também pode estimular o ‘paroquialismo’ dentro da política e prejudicar as minorias”, ressalta o Lucas de Brito, que é relator da Comissão Especial de Estudos sobre a Reforma Política da CMJP. As discussões de hoje ainda incluíram a obrigatoriedade do voto e o sistema de calendário eleitoral (eleições unificadas).
O evento contou com a presença do secretário de Turismo de João Pessoa, vereador licenciado Bruno Farias (PPS), do vereador campinense Napoleão Maracajá (PCdoB), e do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba, advogado Carlos Fábio, representando a OAB-PB.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas