João Pessoa, 15 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Integração do Nordeste

Comentários: 0
publicado em 15/04/2015 às 10h15
atualizado em 15/04/2015 às 07h17

Reunidos hoje em Brasília, governadores, deputados e senadores estão diante de uma grande, valiosa e, diria até histórica, oportunidade de se apropriarem de uma missão inadiável: a união do Nordeste brasileiro em torno do seu necessário desenvolvimento integrado.

Compreende-se que os governadores levarão o pedido de adesão das bancadas aos temas de maior urgência dos estados, mas esse encontro não deve se restringir apenas à pauta sugerida e acertada na reunião com a presidente Dilma Rousseff, resultado da discussão anterior realizada em João Pessoa.

Aí está uma chance indispensável da representação de uma porção importantíssima do Brasil, sobretudo, no campo da força e influência política nacional, começar a se organizar corporativamente para um pacto de unidade em torno de políticas comuns a favor do potencial da nossa região.

Estamos falando de uma região que cresce bem acima da média nacional, apesar do olhar desigual do Planalto, por décadas seguidas. Ora, se o Nordeste tem capacidade econômica, mesmo tratado com certa indiferença e registrando os maiores investimentos nos estados mais consolidados, avalie se fosse visto com outros olhos.

Para o Nordeste não basta Pernambuco ser forte e dotado de invejável infraestrutura ou a Bahia consolidada pela sua competitividade, enquanto estados como Sergipe, Piauí, Paraíba, Maranhão e Alagoas patinarem com sofríveis índices de desenvolvimento humano e baixo patamar de geração de emprego.

O crescimento integrado fortalece a todos e é um desafio conjunto para o equilíbrio das desigualdades existentes dentro da própria região. Mais do que nunca, a classe política nordestina tem motivos para fazer a Nação absorver o ensinamento de Mangabeira Unger: “Não há solução para o Brasil sem solução para o Nordeste”.

Afinando o…

Antes de se encontrar com parlamentares dos estados, os governadores nordestinos fizeram demorada conversa prévia, no final da tarde de ontem, em Brasília.

…Discurso

Sob a coordenação do governador Ricardo Coutinho, eles se reuniram no Meliá Suítes. Lá, traçaram estratégias para o convencimento de suas respectivas bancadas.

Mobilidade & habilitação

Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB) considerou positivo o encontro com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, a quem entregou o plano de mobilidade urbana da cidade. “A não entrega do plano é fator impeditivo para a liberação de recursos. Agora estamos habilitados”, disse o tucano à Coluna.

Só gestão

Romero ‘jura’ que a agenda foi “técnica”, apesar de ter sido testemunhada pelo deputado Rômulo Gouveia, presidente do PSD, interessado na filiação do prefeito.

GPS

A articulação do governo andou fazendo pesquisa de consumo interno para sondar as inclinações do eleitor pessoense em 2016. Um mapa para guiar os passos futuros.

Na canela

Charlatão. Eis o adjetivo escolhido pelo deputado Anísio Maia (PT), acusado de incitar baderna na Assembleia, para classificar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Além do…

Nem só de aumento salarial se embasa a greve da Guarda Civil de João Pessoa. O Sindicato da categoria aponta reclamações das condições de trabalho ofertadas.

…Reajuste

Segundo o presidente do Sindicato, Joalisson Barros, os agentes sofrem com questões básicas, como alimentação e até dificuldades para beber água durante o trabalho.

Ausência

Quem esperar pela presença do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na reunião de hoje entre as bancadas do Nordeste com os governadores da região, pode quebrar a cara.

Pano de fundo

Há quem veja a reunião como articulação do governo Dilma, o que poderia causar certo desconforto ao líder do PSDB no Senado e veemente crítico da presidente Dilma.

Por telefone

Partiu do secretário de Representação Institucional, Lindolfo Pires (DEM), o convite a Cássio para participação no encontro conduzido pelo governador Ricardo Coutinho.

Convalescendo

Ainda em fase de recuperação de uma dengue, o senador José Maranhão (PMDB) desfalcará a bancada paraibana na reunião com os governadores nordestinos.

Alô!!!

O novo toque da CPI da Telefonia veio da deputada Camila Toscano (PSDB). Ela discou sugestão de reunião conjunta com outros estados que estão investigando o tema.

PINGO QUENTE

“Parece que tem político que não consegue sair do palanque”.

Da deputada Estela Bezerra (PSDB), na tribuna da Assembleia, ainda refutando as acusações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também