João Pessoa, 13 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Na Paraíba

Segurança no carnaval contará com efetivo de 6,2 mil homens

Comentários: 0
publicado em 13/02/2015 às 18h30
atualizado em 14/02/2015 às 12h02

A Paraíba terá 6,2 mil homens entre policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros durante o período carnavalesco, a partir deste sábado (14) até a quarta-feira de Cinzas (18). O planejamento integrado de segurança foi articulado para garantir a tranquilidade dos foliões em mais de 70 cidades do Estado.

A Polícia Militar dispõe o maior efetivo, já que é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo. Serão mais de 4 mil PMs distribuídos nas 70 cidades onde ocorrerão eventos carnavalescos de pequeno, médio e grande porte. A presença da Polícia Militar está garantida em mais 500 eventos espalhados pelo Estado, e, principalmente, nos Litorais Sul e Norte e ainda na região do Sertão. Toda a frota de viaturas ficará à disposição do trabalho policial nas cidades que tiverem realizando os festejos.

A Polícia Civil empregará 900 homens, entre delegados, agentes de investigação e escrivães. Especificamente, 120 policiais civis serão distribuídos nos Litorais Sul e Norte de João Pessoa. As Delegacias Especializadas (Roubos e Furtos, Homicídios, Repressão a Entorpecentes, Atendimento à Mulher, Roubos e Furtos de Veículos, entre outras) funcionarão em regime de plantão em João Pessoa. Em Campina Grande, as especializadas e a Central de Polícia, no bairro do Catolé, ficarão preparadas para o atendimento ao público durante todo o dia e à noite.

O Instituto de Polícia Científica vai disponibilizar uma equipe de 90 pessoas para realizar os trabalhos concentrados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. Serão nove carros com equipes de criminalística, além de rabecões espalhados por João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa, Patos, Cajazeiras, Monteiro, Picuí, Catolé do Rocha e Itaporanga.

Nos quatros dias do feriadão, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) empregará 1.253 militares e 115 viaturas em todo o Estado. A operação será focada na prevenção aquática, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento em locais de difícil acesso.

Os canais de atendimento aos foliões também vão ser reforçados. O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas, pode ser usado para informação de crimes. A ligação é gratuita e sigilosa. O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por meio do número 190, também fica disponível o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte e em todo Estado.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas