João Pessoa, 25 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Paraíba tem cerca de 151 mil pessoas com idade entre 14 e 59 anos cuja mão de obra é subutilizada. É o que estimou a secretário estadual de Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, em entrevista, nesta sexta-feira (25), ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.
Para mudar essa realidade, a gestora disse que o governo tem promovido ambientes favoráveis para que essas pessoas nessas condições possam quebrar ciclos de pobreza, aumentado redá e tendo autonomia.
“Aumentado as renda das pessoas elas vão, certamente, deixar de lado as bolsas e abrir seus próprios caminhos com direitos e oportunidades. Cabe à gestão pública propiciar esse ambiente favorável” destacou.
Pollyanna participou hoje do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho que aconteceu em João Pessoa e teve como foco em inclusão socioprodutiva e desenvolvimento regional.
Entre os assuntos em pauta, foram discutidos segurança do trabalho, os trabalhos por aplicativos principalmente das motogirls. O encontro contou com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Desafio da inclusão
Pollyanna considerou difícil a questão da inclusão devido as especificidades regionais. Entretanto, de acordo com a secretária, mesmo sem ter produtos com petróleo ou grandes indústrias, quando se potencializa as vocações locais é possível mudar uma realidade.
“Temos terra, água e tem gente. Existem vários exemplos de que quando a gente chega junto e potencializa, associações e cooperativas dão certo”, destacou.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025