João Pessoa, 10 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A cidade de João Pessoa registrou 137,8 milímetros (mm) de chuvas nos primeiros dez dias de julho, segundo dados da estação meteorológica convencional 82798, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na BR-230. O número está acima da média, pois corresponde a 48,37% da média histórica do mês de julho, que é de 284,9 mm.
Alerta
O Inmet renovou, nesta quinta-feira (10), o alerta de acumulado de chuva (perigo potencial) para João Pessoa, com previsão de precipitações entre 20 a 30 mm/h ou 50 mm/dia, baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O aviso é válido até as 10h da quarta-feira (11).
Apesar de não ter registrado ocorrências, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) mantém as equipes em estado de atenção e segue monitorando as áreas de risco, como barreiras, encostas e comunidades ribeirinhas.
“Os esforços empreendidos pela Coordenadoria e por todo o Sistema de Proteção e Defesa são permanentes, mas o importante é poder continuar contando com a compreensão e o bom senso das pessoas sobre o aspecto de não correr riscos desnecessários. A propósito, isso tem sido fator preponderante para o não registro de fatos graves em nossa cidade nos últimos tempos, motivo que redunda no sucesso obtido pela gestão. A continuarmos assim, certamente teremos um período chuvoso sem grandes transtornos ou vítimas”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves.
Ele reforçou a necessidade da adoção de medidas de segurança e disse que as pessoas devem evitar atravessar trechos alagados, o abrigo sob árvores, além de abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade e comunicar a Defesa Civil.
MaisPB
OPINIÃO - 10/07/2025