João Pessoa, 17 de abril de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nova assembleia

Professores da UFPB esperam proposta do governo Lula e não descartam greve

Comentários: 0
publicado em 17/04/2024 às 18h28
atualizado em 18/04/2024 às 04h57

Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram, nesta quarta-feira (17), uma paralisação nos campis da instituição. Segundo a Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB), a categoria solicita reajuste salarial, além de buscar com que o governo reveja revogações de medidas que foram feitas na gestão nacional anterior. A Associação também adiantou que os docentes da Universidade Federal devem convocar uma nova assembleia até o final do mês e, diante da nova proposta, podem discutir o indicativo de greve.

Em entrevista ao Portal MaisPB e Programa HoraH, o secretário geral da ADUFPB, Fernando Cunha, apontou os possíveis desdobramentos da Associação dos Docentes após a paralisação.

“Nós iremos chamar uma assembleia até o final do mês, porque foi deliberado na última assembleia que a gente não iria entrar em greve agora, mas sim fazer um indicativo sem data de greve, então até o final do mês a gente deve chamar uma nova assembleia e, em função do que o governo responder até esta sexta-feira, vamos avaliar e encaminhar o que é que vai ser melhor para a categoria”, afirmou.

Fernando Cunha também comentou sobre os últimos reajustes salariais para os professores das universidades estaduais.

“Estamos sem reajuste salarial há seis anos, o ano passado nós tivemos uma recomposição das perdas dos de 9%, mas nós estamos há seis anos com 0%, e isso implicaria num déficit salarial de mais de 30%. Então a gente apresentou ao governo uma proposição para que nos próximos três anos, possam ser apresentados reajustes lineares para o Serviço Público Federal”, declarou o secretário.

A proposta atual de reajuste do Governo Federal é de 0% em 2024, 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Os professores também buscam discutir temas como o novo ensino médio, a reforma previdenciária e a reforma trabalhista.

MaisPB

Leia Também