João Pessoa, 17 de abril de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
homenagem

Assembleia aprova voto de aplauso à Annelise Meneguesso

Comentários: 0
publicado em 17/04/2024 às 19h03

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou Voto de Aplauso para médica Annelise Meneguesso pela autoria da Resolução n° 2.333 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que adotou as normas éticas para a prescrição de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes. A propositura é da deputada estadual Dra Paula.

A parlamentar, que é médica, afirmou que Annelise Meneguesso deu grande colaboração a saúde humana ao trabalhar para a concretização da Resolução que proíbe o uso de anabolizantes para fins estéticos e aumento de performance. “Essa norma salva vidas. Muitas pessoas estão colocando a saúde em risco para mudar o corpo ou ter melhorias no desempenho esportivo”, alertou.

“Fico muito honrada com o reconhecimento do Poder Legislativo a esse trabalho que envolveu grandes especialistas. Muito obrigada aos deputados que aprovaram por unanimidade essa matéria e a Dra Paula que foi a autora do requerimento”, declarou a médica Annelise.

A resolução, que completou um ano agora em abril, veda a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética, para ganho de massa muscular e/ou melhora do desempenho esportivo, seja para atletas amadores ou profissionais, por inexistência de comprovação científica suficiente que sustente seu benefício e a segurança do paciente.

A norma destaca a inexistência de estudos clínicos randomizados de boa qualidade metodológica que demonstrem a magnitude dos riscos associados à terapia hormonal androgênica em níveis acima dos fisiológicos, tanto em homens quanto em mulheres, além da ausência de comprovação científica de condição clínico-patológica na mulher decorrente de baixos níveis de testosterona ou androgênios.

Perfil – Annelise Meneguesso é conselheira federal do CFM pela Paraíba e é autora de matérias importantes como a Resolução nº 2.333/23. Graduou-se pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2006 e fez Residência em Clínica Médica e, posteriormente, também em Endocrinologia e Metabologia no Hospital Universitário Alcides Carneiro (UFCG). É professora de endocrinologia na Faculdade de Ciências Médicas e 1ª secretária da Delegacia de Campina Grande do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba.

MaisPB

Leia Também