João Pessoa, 27 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
prevenção

João Pessoa tem ‘Dia D’ de vacinação contra dengue neste sábado

Comentários: 0
publicado em 27/03/2024 às 10h08

Com a previsão e estratégia de redistribuição das vacinas da dengue, determinado pelo Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de João Pessoa realiza, no próximo sábado (30), o ‘Dia D’ de vacinação para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. A ação visa atrair e promover a prevenção desse público que ainda não procurou os serviços de saúde. Neste ‘Dia D’, os pontos móveis também estarão ofertando a vacina contra Influenza para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

“O Ministério da Saúde anunciou que no mês de abril começaria o remanejamento e redistribuição das doses que não forem aplicadas para serem enviadas e usadas nos municípios que estão em emergência por dengue. Dessa forma, sabendo também do prazo da validade dos imunizantes, estamos promovendo o ‘Dia D’ com esse chamamento e alerta para quem ainda não iniciou o esquema vacinal”, esclareceu Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Neste sábado, a ação preventiva com vacinação será realizada nos pontos móveis que funcionam no Shopping Sul, no bairro do Bancários, com assistência das 10h às 16h; no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, das 8h às 16h; e no Shopping Tambiá, das 9h às 16h.

A prevenção tem o objetivo de reduzir o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença. Desde quando começou a Campanha de Vacinação contra a dengue, os profissionais de saúde da Capital já vacinaram 11.681 pessoas com a primeira dose do imunizante. A segunda dose deve ser administrada com intervalo de 90 dias entre elas. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Além da vacinação, o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti nos espaços públicos e dentro das residências são fundamentais. Um outro cuidado que continua sendo prioritário é o uso do repelente. “Temos feito um trabalho intensivo de chamamento e alerta desse público específico. Contamos com a compreensão e parceria dos pais e responsáveis para que levem essa criança ou adolescente a uma sala de vacina e inicie o esquema de proteção contra o vírus da dengue”, alertou Fernando Virgolino.

Onde se vacinar – De segunda a sexta-feira, as doses Qdenga e todos os outros imunizantes contemplados no Programa Nacional de Imunização estão disponíveis nas salas de vacina da rede municipal, localizados nas Unidades de Saúde da Família, Centro Municipal de Imunização e policlínicas. Já os três pontos móveis (Shopping Sul, Home Center Ferreira Costa e Shopping Tambiá) funcionam de segunda a sábado, atendendo exclusivamente os grupos prioritários com a vacina contra a Influenza.

Casos em João Pessoa – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já notificou 2.787 casos de arboviroses este ano. Só no mês de janeiro, foram 574 casos notificados, enquanto em fevereiro 1.419 notificações. Até o dia 20 de março, haviam sido notificados 794 casos. Entre esses está o óbito de uma criança de 1 ano e 4 meses de idade por chikungunya.

Documentação – Para vacinação contra a dengue, basta o usuário levar a Caderneta de Vacinação e um documento oficial. Para Influenza e Covid-19, é necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas