João Pessoa, 26 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mudanças no clube

Botafogo-PB aprova criação de comissão para mudar estatuto e pode virar SAF

Comentários: 0
publicado em 26/03/2024 às 15h47
atualizado em 26/03/2024 às 14h11
Torcida botafoguense no Almeidão (Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB)

O Conselho Deliberativo do Botafogo-PB aprovou a criação de um grupo para discutir a possibilidade de transformar o clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A reunião extraordinária ocorreu nessa segunda-feira (25), no Centro de Treinamento da Maravilha do Contorno, e a conclusão foi divulgada em nota oficial nesta terça-feira (26).

O pedido para analisar a possibilidade de transformar o Botafogo Futebol Clube em um clube empresa partiu da Diretoria Executiva. No entanto, até a finalização do processo, é necessário diversas etapas, seguindo de acordo com a Lei da SAF (Lei nº 14.193/2021).

O primeiro passo foi dado com a formação de uma comissão para apresentar uma proposta de alteração no estatuto do clube. O grupo realiza a proposta, especifica como a SAF funcionará e envia ao Conselho Deliberativo, que aprova ou não o pedido da comissão. Em caso de aprovação, o estatuto é alterado, e a Diretoria Executiva propõe a criação da SAF.

Antes de se tornar SAF, a proposta deverá ser aprovada por sócios proprietários e sócios torcedores. Se o processo avançar e o Botafogo-PB virar uma SAF, o clube deixa de se tornar uma instituição sem fins lucrativos — na teoria — e passa a ser gerido no modelo empresarial. Esse cenário, de acordo com cada proposta, abre espaço para chegada de capital externo e venda de ações.

Em nota, o Botafogo-PB aponta que “esse pedido visa sinalizar ao mercado que o clube está legalmente preparado para operar sob essa nova Legislação” e, por fim, informou que não há nenhuma proposta de investidores interessados em investir ou comprar a instituição.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também