João Pessoa, 20 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
eleições 2024

Seminário debate novas regras eleitoral com pré-candidatos, em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 20/03/2024 às 17h42
atualizado em 20/03/2024 às 18h47
Seminário teve Ruy Dantas (à esquerda) e Edísio Souto (segundo da esquerda para direita) como palestrantes (foto: Albemar Santos_MaisPB)

Pré-candidatos a prefeito e vereador de diversas regiões da Paraíba, além de assessores jurídicos e jornalistas, se reuniram, nesta quarta-feira (20), no auditório da Ilha Tech, em João Pessoa, para discutir  as mudanças e atualização da legislação que valerão para as eleições municipais de 2024. O Seminário ‘Atualização das Normas e os Desafios dos Agentes Políticos em Ano Eleitoral’ foi realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

O presidente da Famup, George Coelho, afirmou que o evento teve o objetivo de orientar os gestores para que estejam atentos em relação às normas eleitorais. “É o momento de se ter um bom assessoramento para os prefeitos, principalmente aquelas que vão concorrer à reeleição. Já fizemos em outros momentos uma cartilha para que os gestores tenham o conhecimento, para que não tenham problema com a Lei Eleitoral e administrativamente”, destacou.

O advogado e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Edísio Souto, um dos palestrantes, considerou que o gestores precisam ser cautelosos pois a Justiça Eleitoral está atenta para qualquer irregularidade.

“Para o prefeito não adianta só ganhar uma eleição. Precisa ganha a eleição e ter uma Câmara majoritária. Então, também tem que ter cuidado com seus amigos candidatos a vereador, evitar a prática de abuso de poder político. A Justiça Eleitoral tem cassado muita gente por prática de conduta vedada. A linha entre o que é possível fazer e o que não é possível fazer para a gestão é uma linha muito fina”, argumentou Edísio Souto.

O multimídia Ruy Dantas abordou sobre o uso da inteligência artificial na produção de conteúdos. “Tivemos a primeiro uso na Argentina e é uma realidade na campanha americana. Imagino que isso será um desafio para gestores, candidatos, equipes de campanha e também para a equipe jurídica”,  pontuou.

A prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally, lembrou que as redes sociais são os grandes meios de divulgação para a campanha. Com elas, porém, vêm uma preocupação: as notícias falsas.

“Desde o início a pandemia nós utilizamos bastante as redes sociais com muita responsabilidade. Obviamente vamos ter que bater muito em cima das fake news que têm ocorrido de uma maneira muito forte e a gente precisa está bastante vigilante em relação a isso”, enfatizou.

Roberto Targino e Albemar Santos – MaisPB

Leia Também