João Pessoa, 17 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Navio Aeródromo Multipropósito

Navio de guerra está aberto à visitação gratuita no Porto de Cabedelo

Comentários: 0
publicado em 17/03/2024 às 09h16
atualizado em 17/03/2024 às 12h14
Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-140)

Em uma parceria entre o Governo da Paraíba, Marinha do Brasil, Porto de Cabedelo e Capitania dos Portos da Paraíba, o maior navio de guerra da América Latina, Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-140), abriu para visitação do público na manhã deste domingo (17), gratuitamente, das 9h às 17h.

“É um privilégio receber esse imponente navio e acompanhar o Almirante Reis Leite, comandante do 3º Distrito Naval, além de diversas outras autoridades na chegada da embarcação. Será também um privilégio receber as famílias, amigos e admiradores do mundo portuário para mais um domingo no Porto de Cabedelo”, celebrou Ricardo Barbosa, presidente da Companhia Docas da Paraíba.

A embarcação tem 203 metros de comprimento, é do tipo porta-helicópteros, com hangar para até 18 aeronaves. A sua construção foi nos anos 1990 e em 2017 foi comprado pelo Governo do Brasil e oficialmente integrado à Marinha Brasileira em 2017.

Ao longo da sua história, o NAM Atlântico já integrou diversas operações, entre elas o apoio humanitário. Pela primeira vez na Paraíba, o A-140 integra a Operação “ADEREX” 2024, que está sendo realizada no litoral brasileiro, para treinamento da Marinha do Brasil.

Durante a ADEREX, o NAM Atlântico realiza diversos exercícios na área marítima entre Recife e Cabedelo, como pouso de aeronaves a bordo, procedimentos para controle de interceptação de aeronaves, combate a ameaças diversas, transferência de carga entre navios no mar e emprego de armamento.

Durante a visitação também será promovida uma “Campanha Solidária” para arrecadação de alimentos não perecíveis, de forma voluntária, que serão destinados a instituições filantrópicas da sociedade paraibana.

“Além de convidar a população, aproveitamos ainda para agradecer ao Capitão dos Portos da Paraíba, o Comandante Ronaldo Miranda Júnior, além, claro do governador João Azevêdo (PSB), pelo constante apoio prestado para essa operação, em especial, como também todo o dia a dia e progresso do nosso Porto”, acrescentou.

MaisPB

Leia Também