João Pessoa, 01 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CAMPINA GRANDE

Vital anuncia licitação para instalação do ILS no Aeroporto

Comentários: 0
publicado em 01/03/2012 às 19h33

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) anunciou no final da tarde desta quinta-feira (01) que a aquisição do equipamento ILS para auxílio no pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, está em processo de licitação, “na fase de conclusão da documentação para encaminhamento às empresas”.

A informação foi repassada ao Senador pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo – CISCEA, uma Organização do Comando da Aeronáutica, subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que desenvolve concepções, estudos, especificações, desenvolvimento de tecnologia e/ou equipamentos, aquisições, desapropriações, construções, instalações elétricas e atividades decorrentes e correlatas, necessárias à implantação de um determinado sistema no âmbito do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).

Segundo o órgão informou a Vital, a expectativa é de que o instrumento contratual com as empresas para a implantação do ISL no Aeroporto de Campina Grande esteja firmado até o final de abril de 2012. “Estima-se o período de 4 a 6 meses de obras civis e mais 3 meses para instalação e validação/testes do ILS”, informou a CISCEA.

Inauguração em março de 2013 – Vital obteve do órgão a garantia de que o ILS já estará em funcionamento no João Suassuna no início do ano que vem. “A previsão de entrega do equipamento operacional é março de 2013”. Ele lembrou que, em dezembro último a cidade recebeu uma comissão de técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, subordinado ao Ministério da Defesa e Comando da Aeronáutica, para uma Visita Técnica visando definir detalhes para a instalação.

A equipe, formada por profissionais de arquitetura, telecomunicações, eletricistas e engenheiros eletrônico, civil e de tráfego aéreo, foi recebida pelo Prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Na oportunidade, ele lembrou que o ILS é uma reivindicação antiga, que se torna realidade graças à atuação do Senador Vital do Rêgo que, “desde a época em que exercia mandato de Deputado Federal, vem atuando junto aos órgãos da Aviação Civil para conseguir o benefício para o Aeroporto de Campina Grande”.

Os técnicos avaliaram itens existentes no aeroporto e no seu entorno, a exemplo de construções, edifícios, equipamentos de alta e baixa tensão e redes aéreas, entre outros, segundo informou, na oportunidade, o Gerente de Projetos em Auxílios à Navegação da CISCEA, Jorge Kushikawa.


ILS –
O ILS (Instrument Landing System) é um moderno sistema de aproximação por instrumentos que dá a orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista. Para a implantação do ILS em Campina Grande, serão investidos cerca de R$ 8 milhões. A instalação permitirá, inclusive, a ampliação dos voos para a cidade.

Segundo Vital, a instalação do ILS vem sendo solicitada por ele e por entidades da campinenses há muito tempo, a exemplo da CDL, Associação Comercial e Fiep. Ele lembrou das várias solicitações feitas à Infraero e ao próprio Ministério da Defesa.

Vital citou recente reunião com o Ministro da Aeronáutica, Juniti Saito, a quem pediu atenção para o pleito de Campina. Ele disse que, como articulou, por meio da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização – CMO, da qual é presidente, vários recursos para o Ministério da Aeronáutica, conquistou a confiança e a amizade do ministro.

“Agora, graças à relação próxima que tenho com o Ministro da Aeronáutica, por conta da presidência da CMO, recebi dele a garantia de que o aparelho, inédito na Paraíba, será instalado no aeroporto Presidente João Suassuna e estará em funcionamento a partir de março do ano que vem”, revelou o senador.

Assessoria
 

Leia Também