João Pessoa, 02 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AMPLIAÇÃO

Senador Vital do Rêgo anuncia ampliação do Samu na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 02/03/2012 às 08h27

O  senador Vital do Rêgo (PMDB-PB)  em  articulação junto ao Ministério da Saúde conseguiu a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para o Estado da Paraíba.

Segundo ele, as habilitações, publicadas no Diário Oficial da União do inicio da semana, são resultado do processo de reestruturação da Rede de Urgências “Saúde Toda Hora” no País, coordenada pelo Ministério da Saúde. A Paraíba foi contemplada com quatro ambulâncias de Suporte Básico e uma de Suporte Avançado.

Na condição de presidente da Comissão Mista do Orçamento, Vital do Rêgo continua obtendo inúmeras conquistas para a melhoria da saúde dos paraibanos. Nas diversas audiências que manteve com o ministro Alexandre Padilha, o senador solicitou recursos para serem investidos nos PSFs, na ampliação da estrutura do Samu 192 entre outros equipamentos. Na audiência da última quarta-feira (29) o senador peemedebista recebeu do ministro Alexandre Padilha a garantia de investimentos do MS para com Hospital Municipal de Campina Grande bem como, o credenciamento deste hospital, além da implantação do projeto Rede Cegonha. Outra conquista do município é a segunda UPA, que será de porte 2, para dar cobertura aos outros 100 mil habitantes de Campina Grande que estará sendo implantada ainda neste ano.

SAMU – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi criado através de uma portaria do governo federal que instituiu o serviço como componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências e o seu atendimentos começa com uma chamada gratuita para o número 192. Em Campina Grande, o SAMU foi implantado em 2 de julho de 2004, o 13º do país, antes mesmo que a capital federal e capitais como Salvador. Hoje são quase 200 profissionais atuando no órgão. “O órgão atua salvando vidas e socorrendo a população nos momentos delicados em que o limite entre a vida e a morte pareceu não existir. Parabenizo todos os profissionais do Samu, desde os enfermeiros, médicos e socorristas que com amor, dedicação têm ajudado a salvar muitas vidas. O trabalho de todos é muito valioso”, comentou o senador que também é médico, e sabe da importância do bom funcionamento do serviço.

Ele revelou ainda a sua felicidade em poder ter contribuído para a renovação em 100% da frota do Samu na cidade. No começo do ano o senador peemedebista solicitou do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, a liberação de recursos para a aquisição de ambulâncias e equipamentos para a estruturação do Samu na Paraíba. Na audiência, o ministro Alexandre Padilha garantiu que os primeiros municípios paraibanos beneficiados com a ambulâncias seriam Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Caaporã, Campina Grande, Cuité, Guarabira, Igaracy, Patos, Queimadas, São Bento e Soledade.

Assessoria 

 

Leia Também