João Pessoa, 20 de setembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Formado em Psicologia e Especialista em Psicopatologia Psicanalítica Contemporânea pela Universidade Federal da Paraíba. Exerceu o mandato de Vereador em João Pessoa por duas legislaturas, ex-secretário de Transparência Pública da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Ricardo Anísio: a maior comenda foi a amizade!

Comentários: 0
publicado em 20/09/2023 às 09h33

Partiu meu amigo Ricardo Anísio! Um sentimento de profunda tristeza me consome. Não apenas pela notícia da sua morte, mas por não termos tido nos últimos anos a convivência, a amizade e os papos descontraídos que tínhamos sobre cultura, arte e política!

Sempre lia os artigos de Ricardo e o admirava sem ter tido contato pessoalmente até então. Lembro de um debate no Sebrae que a SóForró promoveu, por iniciativa de Badu e outros forrozeiros. Foi a primeira vez que tive a oportunidade de ouvi-lo e lembro de ter feito um questionamento no debate. Sempre me impressionou a profundidade da sua crítica e o saber quase que enciclopédico sobre arte, literatura, música e cultura de uma forma geral.

Alguns anos mais tarde tivemos uma aproximação e construimos uma amizade muito sincera. Pra mim era um prazer enorme alimentar meus ouvidos com sua inteligência, seu humor sagaz e as muitas histórias e causos que ele contava. Ouvi desabafos, inibições, desilusões amorosas e políticas. Me falava com brilho nos olhos sobre a biografia que estava escrevendo do Geraldo Vandré, com a angústia e ao mesmo tempo a sensibilidade de respeitar o tempo e os “desaparecimentos” do artista. Sempre que publicava um livro era uma vitoria, pois além da criação da obra em si, travava outras batalhas em busca de apoio e financiamento para concretizar os projetos.

Através de Bira Delgado, Oliveira de Panelas e outros amigos, saudamos e reverenciamos o nosso paraibano Ariano Suassuna! Sim, quando estava no mandato de Vereador, aprovamos e entregamos a Comenda Cultural Ariano Suassuna ao próprio escritor. Mas Ricardo Anísio era merecedor da mesma homenagem e tive a honra de protagonizar um dos momentos mais felizes da vida dele! Através de outra iniciativa do nosso mandato, aprovamos a entrega da Comenda Cultural Ariano Suassuna ao jornalista, crítico musical, produtor e escritor Ricardo Anísio. Mas isso não bastou, porque Ricardo merecia receber a Comenda das mãos do próprio Ariano Suassuna!!! E com um pouco de ousadia, jogo de cintura e um profundo reconhecimento do mestre Ariano, conseguimos realizar a solenidade no Sindicato dos Bancários com a presença ilustre de Ariano Suassuna.

Fiquei triste e impactado quando soube tempos atrás do seu estado de saúde, através do seu sobrinho Eduardo. Com a potência criativa que ele tinha, merecíamos tê-lo presente e de forma ativa. Não foi o que o destino quis, mas fica tudo que Ricardo construiu! Pra mim, fica a honra de ter recebido o carinho da sua amizade, o seu apoio político, o seu cuidado e a sua preocupação.

Obrigado por ter existido, por ter feito parte da minha história, por termos construído histórias! Siga em paz meu irmão!

“(…) Amar é semear no aço
Uma flor de paciência
E depois colher-lhe o sangue
Para beber no altar

Afinal, tudo passa
Inclusive a passagem!”

Trecho do poema “A maré do amar”, do livro Florilégio, de Ricardo Anísio.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas