João Pessoa, 17 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Em visita ao Brasil, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, elogiou na manhã desta terça-feira (17) a atuação da presidente Dilma Rousseff no combate à corrupção. Segundo ela, Dilma se tornou referência ao criar “um padrão mundial” no assunto.
— O seu empenho [da presidente Dilma] em favor da abertura da transparência absoluta contra a corrupção cria um padrão mundial, e os EUA muito se orgulham de copresidir essa parceria com o Brasil.
Hillary participou hoje da abertura da reunião anual da Parceria para o Governo Aberto — ou OGP (Open Government Parthership), em inglês. O evento ocorreu em Brasília e reuniu autoridades de vários países.
Lançada epelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a OGP é coordenada também pelo Brasil, que foi o primeiro país a aderir à iniciativa.
A parceria tem como objetivo promover a adoção de medidas para aumentar a transparência dos governos, com a ampliação do acesso a informações públicas e fortalecimento do combate à corrupção. No evento de hoje, 42 países fariam sua adesão formal ao grupo.
R7
BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025