João Pessoa, 20 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PPS, Nonato Bandeira, ministrou uma palestra sobre comunicação e intersetorialidade governamental no auditório do Colégio Pio X para estudantes da UNPB-FPB. A palestra, que aconteceu na noite desta quinta-feira (19), foi um convite da coordenação do curso de Gestão Pública da UNPB-FPB ao jornalista pela sua vasta experiência na comunicação institucional pública.
Nonato Bandeira, que foi secretário de Comunicação Municipal e Estadual e criador da primeira TV pública da Paraíba, analisou a relação entre a comunicação e a gestão pública. “A comunicação não tem nem o dever e nem o direito de enganar ninguém. A comunicação tem que trabalhar bem, de acordo com a realidade da gestão. Não se pode inventar números nem se fabricar obras. O cidadão se sente enganado se isto for feito”, observou.
Bandeira também destacou a sua passagem pelo setor privado e sua atuação em vários jornais da Paraíba. Ele defendeu que é fundamental a experiência no setor privado antes do ingresso na gestão pública. De acordo com o palestrante, são os técnicos que devem ocupar também cargos públicos para que a gestão tenha melhor andamento.
Nonato comparou a cultura entre os países ditatoriais e os democráticos, exemplificando o papel institucional e político da comunicação. “O relacionamento com a sociedade, com os setores sociais, os veículos de comunicação e os poderes é fundamental para o trabalho da comunicação institucional. A comunicação pública não deve ser apenas técnica, mas que dialogue com os diversos segmentos”, avaliou.
Nonato também analisou as funções do marketing, do jornalismo e das mídias sociais nos órgãos institucionais diante da atualidade. “A internet já é o segundo veículo em que a população acredita. Hoje qualquer cidadão se comunica com o mundo. Por isso, a importância de utilizar essa ferramenta, de ter um departamento de mídias sociais, em qualquer secretaria de comunicação institucional”, justificou Nonato.
Ao final da palestra, os estudantes e professores puderam interagir com o jornalista, que respondeu perguntas sobre mercado de trabalho, estratégias de comunicação e sobre sua trajetória no setor público.
Redação
NA ONU - 23/09/2025