João Pessoa, 24 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LUIZ TCHÊ

Presidente da Unale vem à João Pessoa divulgar Conferência

Comentários: 0
publicado em 24/04/2012 ás 15h49

 O presidente da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), deputado Luiz Tchê (PDT), do Acre, estará em João Pessoa, com dirigentes da entidade, para debater questões nacionais, como o Pacto Federativo, as dívidas dos estados com a União, além das fontes de alternativas de energia para o futuro. O deputado João Gonçalves (PSDB) é o intermediador da visita do parlamentar acreano à Capital paraibana.

Luiz Tchê vem à João Pessoa divulgar a XVI Conferência Nacional da Unale (CNLE), que acontecerá, entre os dias 29 de maio e 1º de junho, em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento, que é realizado anualmente e traz este ano o tema: “Matriz energética e alternativas para o futuro”, contará com a presença de parlamentares estrangeiros e brasileiros e discutirá vários assuntos, a exemplo dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

“O deputado Luiz Tchê e sua comitiva chega em João Pessoa na quarta-feira a noite (25) e no dia seguinte, na quinta-feira (26), ele faz uma visita a Assembleia Legislativa, onde será recebido pelo presidente Ricardo Marcelo e demais parlamentares, com o objetivo de divulgar a programação da Conferência Nacional da entidade e depois concede entrevista coletiva a imprensa”, conta João Gonçalves, que é o 2º tesoureiro e relações públicas da Unale.

Gonçalves considera o débito que os estados têm com o Governo Federal com um dos principais problemas que afeta, inclusive, as administrações estaduais e faz com que ocorra uma redução dos investimentos locais. “Os estados brasileiros têm um dívidas astronômica, da ordem de R4 428 bilhões, com a União. Isso é inconstitucional e os estados não vão ter, nunca, condições de pagar”, avalia o tucano.

Luiz Tchê entende que o Governo Federal, em vez de aplicar recursos em políticas públicas nos Estados, cobra juros como banqueiros e pratica anotocismo, a cobrança de juros sobre juros, proibida pela Constituição Federal. Ele vem deflagrando uma luta no país por uma revisão desta dívida. “Discutir a dívida é discutir a perspectiva ou ausência de desenvolvimento para os estados. Entendemos que esse é o assunto mais importante dentro do Pacto Federativo”, observa.

Tchê já visitou as Assembleias dos Estados do Espírito Santo; Roraima; Pernambuco, Alagoas; Minas Gerais e Amazonas, com o objetivo de fortalecer a campanha de fortalecimento do Pacto Federativo. Na tarde de quinta-feira, ele viaja da Paraíba a Pernambuco, onde será recebido no Palácio das Princesas pelo governador Eduardo Campos (PSB).

Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x