João Pessoa, 03 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Após anúncio do rompimento do PMN, feito na tarde de ontem (02), o PSC entrou ‘no circuito’ para tentar contornar o “duro golpe”. Na manhã desta quinta-feira, a sigla publicou nota em sua defesa endereçada ao antigo aliado. Na carta, em resposta à justificativa do antigo apoiador para o “desenlace” (afirmando que havia descoberto o plano do PSC de abandonar a candidatura própria para ser vice do PT ou PP), os socialistas cristãos negam a quebra de qualquer acordo e confirmam que vão manter o nome de Ítalo Kumamoto na disputa pela Prefeitura de João Pessoa.
Ainda na nota, o PMN insinua que o “aliado” agiu com precipitação, pois sequer consultou a direção do partido para questionar sobre as especulações.
“Ocorre, entretanto, que a nota peca por avaliar que o PSC não terá candidato próprio a Prefeito em João Pessoa e em Campina Grande, e peca mais ainda por fazer essa avaliação se baseando em boatos plantados na imprensa por nossos adversários”, aponta o presidente municipal do PSC, Edir Macedo, na nota.
Mais adiante, o partido revela a crença que o PMN vai rever sua posição e refazer a aliança.
Leia a nota do PSC (logo abaixo, nota anterior, feita pelo PMN)
CARTA AO PMN
Ilustres Companheiros,
Como membro da Direção Estadual do PSC- Partido Social Cristão, e como Coordenador da Campanha do Dr. Ítalo Kumamoto à Prefeitura de João Pessoa, sinto-me na obrigação de responder à nota que vocês divulgaram na imprensa sobre a aliança com o PSC.
1) Reiterando o que foi dito dias atrás, afirmamos que o PSC está sendo muito assediado não só pelo PP e PT, como também por outras siglas, que têm tentado se coligar conosco. Sendo que alguns buscam no colocar como candidatos a vice, e outros querem indicar nosso vice.
2) Apesar de termos uma boa parceria com o PT e com o PP, o PSC TEM CANDIDATO PRÓPRIO em João Pessoa, em Campina Grande e em outras Cidades do interior do Estado, sendo que nestas duas grandes poderemos compor com os dois partidos parceiros em um eventual segundo turno.
3) Caso o PT e o PP queiram se coligar conosco ainda no primeiro turno, serão bem vindos como adesão à candidatura do PSC.
4) O que chama a atenção é que TODOS os Partidos, sejam eles parceiros ou adversários, consideram Dr. Ítalo Kumamoto O MELHOR CANDIDATO, e mesmo assim continuam a assediar o PSC.
5) Por esta razão, toda tentativa de assédio só vai nos fortalecer ainda mais, mostrando que estamos no caminho certo. Nós entendemos, enfim, que está na hora de deixar a população ter o direito de escolher o MELHOR e não se contentar com o MENOS RUIM.
6) Uma coisa que nos deixa por demais satisfeitos é a forma elogiosa como a nota do PMN trata o nosso candidato a prefeito, o que demonstra um respeito que é recíproco.
7) Ocorre, entretanto, que a nota peca por avaliar que o PSC não terá candidato próprio a Prefeito em João Pessoa e em Campina Grande, e peca mais ainda por fazer essa avaliação se baseando em boatos plantados na imprensa por nossos adversários.
8) O mais interessante é que a única crítica que os nossos adversários podem fazer a Guilherme Almeida e a Ítalo Kumamoto é dizer que eles não serão candidatos.
9) Diante disto, causa estranheza esse posicionamento do PMN, que preferiu tornar público um posicionamento, antes mesmo de procurar o PSC para saber se havia algum fundo de verdade naqueles recorrentes boatos.
10) Pergunta-se: qual foi o acordo que o PSC quebrou, uma vez que estamos realizando atividades políticas com os dois partidos conjuntamente? Qual foi o fato concreto que motivou o PMN a publicar, precipitadamente, a nota?
11) Por fim, O PSC ainda acredita na manutenção da aliança, reafirmando o seu interesse em compor com o PMN e com outros partidos que queiram marchar conosco, empunhando a bandeira da melhor candidatura a prefeito com Dr. Ítalo Kumamoto em João Pessoa e com Guilherme Almeida em Campina Grande.
12) Encerramos dizendo que vamos até o fim com estas duas candidaturas, com ou sem o PMN. Lembramos, nesse sentido, uma frase do cineasta Charles Chaplin: “Deixemos que os nossos esforços desafiem as impossibilidades, lembremos que as coisas do mundo foram conquistas do que parecia impossível”.
Um forte abraço
Edir Mendonça
Nota do PMN
“Acreditando no projeto de candidatura própria do PSC, o PMN – Partido da Mobilização Nacional, do município de João Pessoa firmou o compromisso de aliança em torno da pré-candidatura do conceituado médico, Ítato Kumamoto, liderança da mais alta estirpe.
“A decisão vislumbrava a perspectiva de privilegiar o debate e a apresenação de uma alternativa para a cidade de João Pessoa.
“Entretanto, alguns fatos chamaram a nossa atenção nos últimos dias, o que nos obriga a uma revisão no posicionamento, haja vista que, sem qualquer consulta prévia, o PSC se alia ao PP e outros, lançando até o nome do seu pré-candidato como vice.
“Desde o primeiro momento afirmamos para o PSC que o PMN não brincaria de candidatura própria, nem emprestaria o seu nome para jogadas que visam tão somente cacifar legendas para indicação de vice em outros projetos.
“Do mesmo modo, o PMN sempre deixou claro que não serviria de apoio às tentativas de retomada do poder por oligarquias, sobretudo, daquelas oriundas do grupo da várzea, que tanto mal fez à Paraíba.
“Tampouco, interessa ao PMN compor projetos liderados por meros dissidentes do coletivo Ricardo Coutinho, coadjuvantes nos projetos dos herdeiros de usineiros, milionários, mas que, ainda assim, se fingem de indigentes para utilizar 176 mil reais do dinheiro do povo em tratamentos médicos diferenciados em São Paulo.
“Diante da quebra de acordo por parte do PSC, o PMN vem a público desfazer a aliança e informar que o partido definirá, nos próximos dias, a sua estratégia para a cidade de João Pessoa, sempre privilegiando o nosso projeto de elegermos vereadores na capital, onde contamos com uma nominata forte para a Casa de Napoleão Laureano.
“Por fim, reafirmamos o nosso respeito e a nossa admiração por Ítalo Kumamoto, idealista compromissado com as boas causas e que, de fato, acredita e trabalha por dias melhores para a nossa cidade”.
Executiva Estadual PMN
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 26/09/2025