João Pessoa, 06 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Com a frase em tupi "Baía da Traição N’-o-i-potar-i pysyka u’u”, que quer dizer "Baía da Traição não quer pegar tosse (gripe)”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou, neste sábado (5), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza A e B na Paraíba.
Esta foi a primeira vez que o Governo do Estado lançou uma campanha de vacinação em uma aldeia indígena.
A abertura aconteceu com os índios potiguaras da Aldeia Galego, município de Baía da Traição.
A comunidade foi escolhida porque este mês foi instituído pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI).
A Aldeia do Galego tem 202 famílias e mais de 800 pessoas.
A tribo indígena dos potiguaras é liderada pelo cacique Nathan Galdino da Silva, que fez um ritual de boas vindas para a equipe de profissionais da gerência de Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental da SES e de agentes de saúde do município agradecendo pela iniciativa.
"Sempre foi um sonho para nós um momento em que houvesse uma parceria entre as esferas administrativas das três instâncias no sentido de garantir a saúde do nosso povo. Existem algumas barreiras para que a assistência chegue até nós, mas se houver apoio entre todos, sempre conseguirão nos auxiliar e alcançar as metas”, disse o cacique.
MaisPB
com Secom-PB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 26/09/2025