João Pessoa, 08 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INFIDELIDADE

Vereador que migrou de partido está na mira da Procuradoria do TRE

Comentários: 0
publicado em 08/05/2012 ás 20h40

 A Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba (PRE/PB) estará analisando o processo de infidelidade partidária ajuizado contra o vereador Rênio Macedo, que saiu do PSB para o PMDB. Após o parecer da PRE/PB, o caso segue para o relator e será julgado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB). O processo pode resultar na perda do mandato político.

De olho nas eleições 2012, o político migrou para outro partido, antes de 7 de outubro de 2011, para conseguir completar um ano de filiação partidária e poder concorrer ao pleito municipal deste ano. No entanto, conforme o Tribunal Superior Eleitoral, os cargos eletivos pertencem ao partido e não ao candidato. A requisição de perda de mandato foi feito tanto por parte do suplente quanto pelo partido de origem o PSB.

A infidelidade partidária é a troca de partido de uma pessoa eleita, sem que se enquadre nas exceções permissivas elencadas na legislação. As exceções são observadas quando ocorre a incorporação, fusão ou criação de novo partido, a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e a grave discriminação pessoal.

O processo do Vereador Rênio Macedo, é de migração para o Partido Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. Nele, a PRE/PB vai analisar se o político saiu do partido (PSB) após a criação de um partido novo, que não é o caso, pois o PMDB já existia.

MaisPB com Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Presidente do TJ diz que Paraíba ‘ganhou’ com decisão que mantém Lei do Gabarito

em João Pessoa - 15/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x