João Pessoa, 10 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EDUCAÇÃO

Estudantes preferem aulas à noite e universidades tentam se adaptar

Comentários: 0
publicado em 10/05/2012 às 16h49

O comportamento dos estudantes está mudando nos últimos anos. Por diversos fatores, principalmente a necessidade de trabalhar durante o dia, mais alunos têm procurado o turno na noite para completarem os estudos. De acordo com o Senso da Educação Superior divulgado recentemente pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura, cerca de 60% dos alunos preferem estudar na turma da noite. Destes, 78% são matriculados em universidade particulares.

Pensando nestas estimativas, universidades começam a oferecer mais opções de cursos para atender esta demanda. É o caso do Unipê – Centro Universitário de João Pessoa que foi pioneira, sendo a única Instituição de ensino a oferecer o curso de Educação Física noturno, além de enfermagem, já com vagas abertas para este semestre. Segundo o coordenador do curso de Educação Física, Ramon Cunha, as duas opções de formação são importantes e estão com o mercado de trabalho em ascensão.

“O mercado de trabalho para as duas profissões está cada vez mais exigente no quesito profissionalização. Para obter uma boa colocação nestas áreas, o candidato deve ter qualificação comprovada e o nível superior não é mais um diferencial e sim uma exigência inerente para ingressar no mercado”, justifica Ramon.

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol, dois dos mais importantes eventos esportivos do mundo, que serão realizados no Brasil, cada vez mais a procura pelo curso de Educação Física ganha espaço entre os estudantes. “Assim como os cursos de idiomas, que receberam uma atenção especial após o anúncio de que o Brasil será a sede dessas competições, o curso de Educação Física também figura entre os interesses de quem deseja aproveitar as oportunidades de emprego que surgirão nos próximos anos”, afirma Ramon.

O curso de enfermagem, que tem conceito 5 do MEC, também recebeu ótima aceitação já que a maioria das instituições existentes em João Pessoa oferecem apenas os cursos de técnicos em enfermagem. “No período noturno, existem diversos cursos técnicos de enfermagem. Para os que desejavam obter uma formação superior na área, as opções eram reduzidas. Agora estas pessoas podem estudar à noite, manterem seus empregos durante o dia ou procurarem os programas de financiamento estudantil oferecido pelo Governo Federal”, afirma a coordenadora do curso de enfermagem Karla Fernandes.

Atualmente, o Unipê consta com mais de nove mil alunos matriculados em 17 cursos de graduação e 50 de Pós-Graduação. Por ano, cerca de 1,4 mil alunos são formados pela Centro Universitário, sendo considerado o maior Centro de Ensino superior da Paraíba.

Assessoria de Imprensa

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas