João Pessoa, 11 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Com a presença de diversos profissionais da área de saúde no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Dinho (PR) realizou uma sessão especial para comemorar o Dia do Enfermeiro e da Enfermeira, nesta sexta-feira (11).
“A profissão dos enfermeiros deve ganhar outros contornos, deixando de ser apenas um apêndice em relação ao médico; deve ter sua autonomia, nos limites de sua competência, respeitada em qualquer ambiente, seja em hospitais públicos ou privados. O enfermeiro passa por uma carga horária compatível para assumir maiores responsabilidades com o paciente, enquanto, na contra mão da história, é remunerado muito aquém do profissional de medicina”, comentou.
Dinho destacou a importância da atuação dos enfermeiros para dar mais dinamismo e melhorar, cada vez mais, o atendimento no setor, seja nos hospitais, clínicas (públicas e privadas), ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ele credita que, apesar das dificuldades estruturais e problemas com os salários, a categoria ainda tem o que comemorar, em virtude da vontade e dedicação com as quais desempenham suas atividades na área de enfermagem, atendendo principalmente às pessoas mais necessitadas, que procuram diariamente o atendimento do profissional do setor.
O parlamentar propôs que as instituições ligadas à categoria, conjuntamente com a Câmara e com os deputados estaduais, elaborarem um ‘Abaixo Assinado’ para pressionarem os deputados federais a aprovarem o Projeto de Lei (PL), que tramita no Congresso, que propõe a redução da carga horária da categoria para 30h semanais, além da regulamentação do ‘Piso Nacional’. Dinho ainda confirmou que, conjuntamente com os vereadores Bruno Farias (PPS) e Bira (PSB), vai elaborar uma ‘Moção de Apoio’ aos deputados federais paraibanos para o incentivo à aprovação do PL da categoria.
Compuseram a mesa, além do propositor da sessão, o vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), que secretariou os trabalhos; os representantes da Associação Brasileira de Enfermagem da Paraíba (Aben-PB) Marta Míriam Lopes Costa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Leila Fonseca, do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem (Eneen); Raíssa Oliveira; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Eva Vicente da Silva; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Ronaldo Miguel Bezerra; e o enfermeiro José Valdevino.
O vereador Bira lembrou as questões sobre a qualidade da prática profissional e reivindicações históricas, garantiu empenho nas lutas da categoria e aventou a possibilidade de haver a elaboração de uma legislação municipal garantindo a redução da carga horária dos servidores públicos de João Pessoa. O vereador Tavinho Santos (PTB) também se comprometeu com as prerrogativas dos enfermeiros, e o vereador Bruno Farias (PPS) se comprometeu em solicitar dos representantes do seu partido no Congresso Nacional o empenho na luta pela aprovação do PL. “Vocês precisam de um salário digno, à altura da unção e do talento para cuidar do bem estar humano. Além de anjo da guarda da saúde pública do nosso país, vocês são peças essenciais nessa engrenagem, e não estão pedindo concessão, estão exigindo um direito”, enfatizou Bruno Farias.
Marta Míriam lembrou que o exercício da profissão deve sempre se pautar na prática do compromisso e da ética, e comentou que já são mais de 1 milhão e 480 mil enfermeiros em todo o Brasil. Na Paraíba são 25 mil e em João Pessoa já passam de 10 mil. O presidente do sindicato apresentou alguns benefícios conseguidos para a categoria, como a inauguração, na próxima segunda-feira (14), da primeira TV Coren-PB, que disponibilizará educação continuada para os profissionais enfermeiros; o ‘Ônibus Escritório’, que levará assistência na formação profissional para toda a Paraíba; e o ‘Coren Morar Bem’, que, em conjunto com a Caixa Econômica Federal (CEF) e a iniciativa privada, garantirá a moradia para os enfermeiros do Estado.
No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o ‘Dia do Enfermeiro’, em referência a Florence Nightingale, grande representante da enfermagem moderna no mundo, que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a ‘Semana da Enfermagem’, data instituída nos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira, e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 26/09/2025