João Pessoa, 12 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INAUGURAÇÃO

Atendimentos na UPA de CG começam às 7h desta segunda

Comentários: 0
publicado em 12/05/2012 às 16h04

 O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo e a secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, inauguraram na manhã deste sábado, 12, a primeira Unidade de Pronto-Atendimento de Campina Grande, a UPA 24h Dr. Raimundo Maia de Oliveira, que começa a atender à população às 7h da próxima segunda-feira, 14. A solenidade de inauguração teve início com uma visita técnica do ministro da Saúde às instalações físicas da UPA 24h e ele se disse bastante impressionado com o padrão de qualidade do serviço de Campina Grande, a primeira de porte 3 do Estado da Paraíba, que atendeu a todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Onde as UPAs 24h já funcionam, explicou o ministro Alexandre Padilha, de cada cem pessoas que precisavam ir para um hospital de alta complexidade, 97 delas tiveram seus problemas de saúde resolvidos na UPA 24h, reduzindo a fila e o tempo de espera nos grandes hospitais, explicou ele sobre os benefícios do serviço. “Além do pronto-atendimento, a UPA 24h possui leitos de internação, incubadoras para transferência de bebês, sala para exames de raios x e diagnóstico”, citou ele, acrescentando que, além de melhorar a qualidade de vida de quem mora perto da UPA 24h, levando médicos e atendimentos hospitalares aos bairros, o serviço melhora o atendimento em toda a cidade.

Os familiares do médico homenageado com o nome da UPA 24h compareceram à solenidade e o filho do médico, o administrador hospitalar Ricardo Maia, falou em nome dos demais, contando um pouco da trajetória do pai, que era cearense, mas que adotou Campina Grande para morar e atuar profissionalmente, entrando para a história da medicina de Campina Grande. Ricardo Maia agradeceu a homenagem e comparou o pioneirismo do pai ao de Veneziano, que também entra para a história da cidade. O projeto que deu o nome do medico à UPA 24h é do vereador Rodolfo Rodrigues, líder da bancada de situação, e foi aprovado por unanimidade no dia 23 de novembro do ano passado, data em que Dr. Maia, caso estivesse vivo, teria completado 87 anos de idade.

A secretária Tatiana Medeiros ressaltou a parceria com o governo federal para a realização de um sonho da população de Campina Grande e falou sobre o importante e histórico momento vivido por todos que deram início àquele projeto e agora viam a sua realização. A UPA 24h, disse a secretária de Saúde, vai ordenar o fluxo de urgência e emergência da cidade e chega justamente no mês dedicado às mães, que passam a ter na UPA 24h a garantia do atendimento dos seus filhos. Tatiana Medeiros também aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os enfermeiros pela passagem do Dia Mundial do Enfermeiro.

O senador Vitalzinho, agradeceu o apoio do governo federal para as obras realizadas em Campina Grande e saudou os presentes nas pessoas de dois grandes médicos que estavam no local: o neurologista Rafael Holanda e o ortopedista Newton Figueiredo. O prefeito Veneziano também ressaltou a parceria com o governo federal e o que significou o governo Lula para Campina Grande. “Investir em Campina Grande é um bom investimento, seja em qualquer área”, disse o prefeito. Na UPA 24h, que contou com recursos do governo federal, a contrapartida municipal somente com a compra de equipamentos foi de 1,2 milhão.

O ministro Alexandre Padilha foi mais um a ressaltar a parceria entre a Prefeitura Municipal e o governo federal que segundo ele, deve continuar por muitos anos. Ele falou sobre a Rede Cegonha, projeto do Ministério da Saúde, ao qual Campina Grande foi um dos primeiros a aderir, e sobre a UPA 24h de Campina Grande, que passa a oferecer atendimento hospitalar na próxima segunda-feira. “Abre na segunda pela manhã e nunca mais vai fechar”, disse o ministro da Saúde, acrescentando que, depois de dois meses de funcionamento, ela será avaliada e se mantiver o padrão de qualidade da estrutura e do atendimento, o valor do recurso destinado para a manutenção da UPA 24h será dobrado, premiando os municípios que se esforçam em melhorar a saúde da população.

Alexandre Padilha também disse que fez questão de estar na inauguração na UPA 24h de Campina Grande, depois que recebeu pessoalmente o convite dos amigos Veneziano e Vitalzinho. Ele parabenizou os enfermeiros e disse que, como médico, reconhece o importante papel que os profissionais de enfermagem desempenham, inclusive nas equipes de Saúde da Família. Ainda durante a solenidade, o ministro Alexandre Padilha fez uma homenagem ao dono da primeira drogaria da cidade credenciada ao programa Farmácia Popular do Brasil, Cláudio Figueiredo, e agradeceu a confiança no programa. Ele também fez a entrega de kits do Programa Rede Cegonha à parteira do ISEA, Creusa Juvêncio, e à gestante Solange Farias, que dará à luz na maternidade.

Depois do corte da fila e do descerramento da placa da UPA 24h, as pessoas que estavam presentes puderam conhecer as instalações do serviço.

Durante a inauguração da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Campina Grande na manhã deste sábado, 12, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha ressaltou as grandes parcerias que o governo federal vem mantendo com a Prefeitura de Campina Grande. “Temos uma grande parceria que não é de hoje, mas vem desde o governo do presidente Lula, quando eu era ministro, com as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e construção de moradias”, disse o ministro.

Como médico, ele disse que estava mais feliz neste dia de sábado, por poder inaugurar e entregar à população de Campina Grande a parceria que teve como fruto um importante equipamento como a UPA 24h, com equipamentos modernos e atendimento de qualidade. Segundo ele, um grande presente no Dia das Mães porque tem certeza que na UPA 24h certamente serão salvas muitas vidas de mães e crianças da cidade.

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo citou a parceria celebrada desde o ano de 2005 e outras na área de saúde, como a ampliação da atenção básica, reformas e ampliação do ISEA e o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente. “Quero agradecer, em nome de todos que fazem a saúde do município, o reconhecimento do ministro Alexandre Padilha ao nosso trabalho", finalizou.

Codecom CG

Leia Também