João Pessoa, 27 de janeiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
fortalecimento do setor

Companhias de gás natural e governo da PB definem projetos estratégicos

Comentários: 0
publicado em 27/01/2023 às 11h19
atualizado em 27/01/2023 às 08h21

Questões estratégicas como os editais das chamadas públicas compartilhadas para aquisição de gás natural, projetos sobre utilização do hidrogênio Verde e os desafios para o fortalecimento do gás nos estados nordestimos foram tratados na manhã desta quinta-feira (26), no Encontro das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste em João Pessoa-PB.

A programação foi aberta pelo Secretário executivo de Energia da Secretaria de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos do governo da Paraíba, Robson Barbosa e pelo diretor-presidente da PBGÁS, Jailson Galvão. Durante o evento também foram apresentados os novos presidentes da Companhia de Gás de Sergipe (Sergas), José Matos e da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Cissa Maia.

O diretor-presidente da PBGÁS, Jailson Galvão, disse que o encontro foi inspirado na reunião dos governadores do Nordeste realizada na semana passada também em João Pessoa, no sentido de definir as ações articuladas na região e dentro da realidade de cada estado para desenvolvimento do gás natural. Jailson destacou a realização de chamadas coordenadas para aquisição de gás natural como estratégia de melhoria da competitividade do gás natural em todos os segmentos. “Enxergamos um bom momento para o fortalecimento do gás natural tendo em vista a expectativa de uma nova política de preços dos combustíveis a ser estabelecida pela Petrobras”.

O secretário executivo de energia do Estado da Paraíba, Robson Barbosa explicou que o gás natural faz parte da transição energética e é tratado como prioridade pelo Governo do Estado por ser fundamental para o desenvolvimento das indústrias e do segmento comercial. Robson informou que já existe um grupo de trabalho que estuda a ligação com o hidrogênio verde e para mapear as oportunidades no Estado “O hidrogênio verde oferece muitas oportunidades e pode ser um aliado na melhoria do preço do gás natural fornecido no Estado”.

Hugo Santana Figueiredo, presidente do Conselho de Administração da Abegás (Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado), afirmou que é fundamental para o Nordeste explorar todas as oportunidades provenientes da utilização do hidrogênio verde, que é algo que existe em abundância na região Nordeste. Ele explicou sobre o projeto que o Estado do Ceará desenvolve para o fornecimento do hidrogênio verde para atender a rede de gás e para as indústrias.

O evento contou com a participação dos representantes das companhias de gás canalizado do Nordeste os diretores presidentes da Algás, José Edilberto Omena, Luiz Gavazza, da BahiaGás (BA), Cissa Maia, da Cégas (CE), André Campos, da Copergás (PE), José Matos, da Sergas, Jailson Galvão, da PBGÁS, além do Secretario de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe, Valmor Barbosa Bezerra e do Secretário executivo de Energia da Secretaria de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos do governo da Paraíba, Robson Barbosa, do presidente do Conselho de Administração da Abegás e novo presidente do Porto de Pecém (CE), Hugo Santana e de representantes da Potigás (RN).

MaisPB

Leia Também