João Pessoa, 16 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
OBRAS

PMJP executa recapeamento em 26 bairros

Comentários: 0
publicado em 16/05/2012 às 12h13

A circulação de veículos nas ruas de João Pessoa vem ocorrendo com mais rapidez e segurança com o processo de restauração de vias realizado pelo Governo Municipal, por meio da sua Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Atualmente estão sendo recapeadas vias nos bairros da Torre, Jaguaribe, Mangabeira e Cidade Verde. Até o momento já são 138 ruas beneficiadas, cobrindo aproximadamente 60 quilômetros de extensão de pavimento restaurados. Esses dados reforçam o compromisso da PMJP em cumprir metas administrativas voltadas para a melhoria da mobilidade urbana na Capital.

As máquinas da Seinfra podem ser vistas trabalhando atualmente nas avenidas Floriano Peixoto (Jaguaribe); Jatobá (Mangabeira – Cidade Verde); Barão de Mamanguape (Torre) e Josefa Taveira (Mangabeira). A previsão é que o serviço continue nessas áreas durante toda essa semana. A recomendação aos motoristas é que redobrem a atenção ao trafegar nas vias que ainda estão sem sinalização, devido o serviço realizado, já que é preciso um período de cura do asfalto para que possa ser feita a sinalização. Essa etapa de sinalização horizontal é cumprida pela equipe da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Serviço – Na execução do serviço, a Seinfra tem adotado dois tipos de procedimento para a restauração dos pavimento na Capital. São eles: o recapeamento em CBUQ e o microrrevestimento. Os dois têm a função de restaurar o pavimento e prolongar sua vida útil.

Na avenida Josefa Taveira, a Seinfra esta aplicando os dois procedimentos. Do trecho que vai do mercado público do bairro até o final da avenida (sentido Mangabeira/Valentina) foi aplicado o microrrevestimento, já que o estado do pavimento era regular, apresentando apenas pequenas fissuras. Já no trecho do mercado até a avenida Hilton Souto Maior será aplicado o recapeamento mais espesso devido ao desgaste maior da via.

Materiais – O microrrevestimento difere do recapeamento asfáltico tanto na execução do processo, como na aplicação de materiais. O recapeamento trata de uma camada mais espessa de asfalto, ideal para pavimentação asfáltica que apresente alto nível de desgaste, rachaduras, remendos e buracos. Este material é geralmente aplicado em vias que registram alto índice de veículos em trânsito diariamente. Já o microrrevestimento é aplicado em vias que apresentem microfissuras. Sua função é de impermeabilizar a superfície do pavimento.


Bairros beneficiados –
A execução das obras de recapeamento beneficiou 26 bairros. São eles: Cabo Branco; Cruz das Armas; Aeroclube; Manaíra; Jaguaribe; João Paulo II; Geisel; Altiplano; Ernani Satyro; Mangabeira; Tambiá; Funcionários I; Jardim Cidade Universitária; Varadouro; Água Fria; Ilha do Bispo; Centro; Torre; Bancários; Monsenhor Magno; Castelo Branco; Paratibe; Alto do Mateus; Valentina; Brisamar e Miramar.As intervenções mais recentes foram nos bairros Castelo Branco, Nova Mangabeira e Alto do Mateus.

Secom-JP

Leia Também